Cerca de 100 agricultores do Sul de Minas se reuniram para discutir benefícios da produção agroecológica, desde o cultivo até a comercialização dos de alimentos do tipo. O encontro aconteceu recentemente e foi organizado pela Emater de Minas Gerais. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado realizou a reunião em Bocaina de Minas.
A agroecologia é considerada uma das alternativas de cultivo mais sustentável. Além de eliminar agrotóxicos e contribuir com a saúde humana, a atividade proporciona aos produtores melhores relações de trabalho e comercializações mais justas.
O incentivo à este tipo de produção, no entanto, tem sido desafiador e é uma das metas da Emater em Minas Gerais. A empresa trabalha com oito linhas de atuação e uma delas é o incentivo a agroecologia, que tem fundamental importância na produção saudável e na segurança alimentar.
Segundo o gerente da Emater, Hildebrando Lopes, os agricultores do Sul de Minas têm capacidade para adotar os métodos de produção saudável, já que a maioria trabalha com agricultura familiar. “Em geral, a agroecologia envolve quantidade maior de mão de obra. O método é diferente da estrutura convencional, que exige maquinário. A agroecologia tem a necessidade do envolvimento da família”, explica.
Outra vantagem da região, como informado por Hildebrando Lopes, é que a Serra da Mantiqueira possuí solos ricos, férteis e com grande quantidade de água disponível, o que favorece o cultivo de alimentos orgânicos. Além disso, a agroecologia é um meio lucrativo. “É vantajoso primeiro pelo sistema de produção. Enquanto o agricultor está no agroecológico ele não usa produtos químicos, além do consumo próprio ele consegue vender o produto. A maior parte da venda é por venda livre. O preço é 30% acima do mercado convencional”.