06:42hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
12/01/2012 11h33

Aiuruoca Folia de Reis: uma tradição que ainda se mantém

Folia de Reis: uma tradição que ainda se mantém

Grupo de Reis do Quatro Óleos, comandado pelo mestre Ademar Messias, que completa 50 anos à frente da Folia

Na Campina, na casa de Rogério e Alessandra, assim como em todas as famílias que festejam, é visível o respeito à data

O mestre Antônio comandou as festividades de Folia de Reis da Campina

Festa de Reis no Cangalha, na casa do sr. Liquinho: muitas pessoas da comunidade participam da comemoração

Comemoração no Quatro Óleos, na casa de Afonso Guimarães e Maria Luiza - cantando na sala para o presépio

 

Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado no seu nascimento por três reis, converteu-se na tradicional representação da passagem que cita os Reis Magos, denominados por Melchior (ou Belchior), Baltazar e Gaspar, os quais passaram a ser reverenciados como santos a partir do século VIII. Em pesquisa literária levantou-se que a tradição da Folia de Reis chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses, ainda no período da colonização.


Essa manifestação cultural era realizada em toda a Península Ibérica e era comum a ocorrência de doação e recebimento de presentes enquanto eram entoados cantos e danças nas residências da época. Baseado nessa argumentação, a Folia de Reis teria vindo para o Brasil no século XVI, por volta do ano de 1534, trazido pelos Jesuítas e servindo como um instrumento na catequização dos índios e, posteriormente, dos negros escravos.



Fixado o nascimento de Jesus Cristo em 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal.


Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo. Essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos - 06/01.


Trata-se de uma tradição originária da Espanha, que ganhou força especialmente no século XIX e mantém-se viva em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, dentre outros. Em alguns estados os grupos realizam folias até uma semana após 6 de janeiro.


As Comemorações em Aiuruoica


Em Aiuruoca, as comemorações de Santo Reis aconteceram em quatro bairros da zona rural do município. No bairro Quatro Óleos, a organização da festa ficou por conta de Afonso e Maria Luiza, ocasião em que foram comemorados também os 50 anos de participação de Mestre Ademar nas festas de Reis no município.
Na Cangalha, a casa do Liquinho foi o local de reunião dos componentes do grupo e convidados no dia 6 de janeiro, onde as festeiras Carminha e Cidinha se incumbiram de organizar uma festa muito descontraída, onde não faltaram “comes e bebes” para todos.


No bairro Campina, Rogério, Alessandro e Mestre Antônio garantiram aos convidados momentos de muita animação na data que comemora a passagem dos três Reis Magos pela manjedoura do menino Jesus.


No bairro Nogueiras, onde o dia de Reis teve a coordenação de Mariza Toledo, os moradores puderam participar de um agradável encontro de confraternização pela data. Músicas do tradicional repertório das folias de Reis foram entoadas durante horas, demonstrando a satisfação de todos que cultuam a religiosidade cristã.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br