Expedições na Serra da Mantiqueira
O Sul de Minas é uma região do país cheia de destinos turísticos, ainda mais, no que se refere à natureza e atividades ao ar livre. A mistura desses dois fatores com a amizade pode proporcionar grandes aventuras e resgatar um dos fatores essenciais para a existência humana: o convívio social. Foi em busca deste resgate que surgiu o Grupo Alta Patente. Quatro amigos reuniram-se para a prática de atividades ao ar livre e preservar o vínculo entre eles.
As atividades, de cunho turístico e ecológico, tiveram início no mês de fevereiro de 2016 em Cruzília. No município, o grupo de apenas quatro amigos realizou diversas viagens para explorar a riqueza natural da região. A ideia foi levada a sério e atualmente 100 pessoas fazem parte do Grupo. Os integrantes são de várias cidades, entre elas, Volta Redonda (RJ) e São Paulo. No território Sul mineiro a “marca” Alta Patente está presente em Baependi, São Lourenço e São Thomé das Letras.
De acordo com o Grupo Alta Patente, o objetivo principal é promover o cuidado e manejo correto do meio ambiente, além de conhecer a região buscando o maior entendimento da fauna e flora. O coordenador e um dos fundadores do conjunto, Luciano Souza, ressalta ainda que o mais importante é a integração entre as pessoas. “Queremos agregar as pessoas com os mesmos interesses e disseminar a cultura ecológica. Acredito que assim valorizamos mais o nosso patrimônio e aumentamos também o nível cultural. Os passeios são organizados para que seja possível desfrutar com plenitude das belezas naturais”.
Luciano Souza interage com macaco |
Contemplando a natureza |
Atualmente, o Alta Patente projeta realizar passeios para explorar a região e mostrar aos munícipes e às cidades vizinhas o recurso que possuem e as belezas naturais em locais que antes eram esquecidas e pouco divulgadas. “2017 está sendo um ano promissor. Estamos com vários projetos e planejamentos para passeios pela região do Sul de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo. Há também alguns projetos culturais e sociais. Queremos criar vínculos com algumas escolas e levar as crianças e os adolescentes a terem um contato próximo e direto com a natureza”, informa Luciano Souza.
Todas as atividades oferecidas pelo Grupo Alta Patente são gratuito. Os passeios acontecem pelo menos uma vez ao mês. Segundo o Grupo, as aventuras são custeadas pelos próprios membros, pois não há nenhum interesse lucrativo. Cada integrante paga sua despesa de deslocamento, alimentação e transporte.
Embora o Grupo tenha 100 membros espalhados pelos três estados mais conhecidos do país, ele ainda não possui registro profissional de guia turístico, por exemplo. “Nós usamos nossas experiências e habilidades pessoais. Trata-se de um grupo de amigos, que se ajudam mutuamente e se organizam para as atividades. Todas as práticas são pensadas e as pessoas são esclarecidas dos riscos de forma geral e individual, para que possam optar ou não pela participação, tendo a consciência dos seus limites”, enfatiza o líder do Grupo.
Pico da Pedra Selada |
Pedra Selada |