17:09hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
27/11/2014 18h14

Andrelandense autor de biografia de Aleijadinho recebe comenda da ALMG

O Aleijadinho, ganhou homenagem especial em virtude da data na 37ª edição da Semana do Aleijadinho.

“O Aleijadinho revelado” é o livro biográfico do mestre da arte barroca, escrito por Marcos Paulo de Souza Miranda e lançado pela Editora Fino Traço. O volume, produto de pesquisas no Brasil e em Lisboa, traz desde as origens da família até as principais obras, detalhando formação artística e profissional. Cita ainda trabalhos de um tio de Aleijadinho, o padre Félix Antônio Lisboa, autor de esculturas que são confundidas com as do criador dos profetas de Congonhas.

“Meu livro é simples como foi Aleijadinho, não grandioso como é a obra dele”, observa Marcos.  “Aleijadinho foi perfeccionista, muito dedicado à arte e tinha consciência da qualidade do que fazia. Recusou trabalho porque não queriam pagar o que ele cobrou: uma oitava de ouro por dia”, conta.

“Dediquei-me à biografia porque considero que é importante entender o homem para compreender a obra”, explica o autor. A família do artista barroco era de São José de Odivelas, um distrito de Lisboa, tinha ligações profundas e antigas com os ofícios de entalhe e carpintaria. O avô de Aleijadinho e três filhos, entre eles Manuel Francisco Lisboa, o pai do escultor, teriam chegado a Minas Gerais em data anterior a 1720, momento em que a região vivia o auge da efervescência artística. O que revela que Antônio Francisco Lisboa “nasceu e foi criado” em família ligada às artes, tendo sido formado neste ambiente, independentemente de mestres que possa ter tido posteriormente.

O pesquisador considera difícil afirmar que doença acometeu Antônio Francisco Lisboa. A curiosidade pelo tema, conta Marcos Paulo, levou a três autópsias no corpo do escultor (em 1930, 1970 e 1998), e uma quarta, clandestina, descoberta agora, feita pelo inglês John Bernard Bury. Durante as duas décadas de pesquisa, que estão na origem do volume, também não foi localizado nada que indique a participação de Antônio Francisco Lisboa na Inconfidência Mineira.

 

A Ordem do Mérito Legislativo

Em 13 de novembro, o Ministério Público de Minas Gerais participou da solenidade de entrega da comenda da Ordem do Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que este ano teve como tema o bicentenário de morte do mestre do barroco mineiro, Aleijadinho. Na cerimônia foram agraciadas diversas personalidades e entidades que se destacaram por serviços prestados ou méritos excepcionais, e que por isso tenham se tornado merecedoras do reconhecimento da ALMG, entre eles os promotores de Justiça Attilio Ferdinando Pellicci, de Brasópolis; Glaucir Antunes Modesto, de Poços de Caldas; Marco Aurélio Nogueira, de Uberlândia; e o andrelandense Marcos Paulo de Souza Miranda, coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico.

A XXXVII Semana do Aleijadinho celebra o bicentenário de morte do escultor mineiro - 18 de novembro - em edição especial. O mestre do barroco mineiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, ganhou homenagem especial em virtude da data na 37ª edição da Semana do Aleijadinho. 

 

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br