O que os jovens estão fazendo nesse momento de crise?
O que podem fazer por sua comunidade?
A Fundação Guairá, uma instituição sem fins lucrativos, que atua junto à população de Andrelândia (MG) e região há quase 40 anos, firmou uma parceria com a RECODE, uma Organização social voltada ao empoderamento digital, para implantação de um projeto sem precedentes na região.
O projeto tem como objetivo formar um ecossistema digital oferecendo formação aos jovens da cidade para o acesso às tecnologias inovadoras com foco na cidadania, empreendedorismo e preservação ambiental.
A princípio seriam montados 5 CEDs (Centro de Empoderamento Digital): um no Centro Educacional Guairá, outro na Biblioteca Publica e mais três nas escolas Municipais e Estadual da cidade de Andrelândia. No entanto, com anúncio da suspensão das aulas por conta da pandemia do coronavírus (COVID-19) que deixou toda a sociedade preocupada em relação ao futuro dos nossos estudantes e, claro, em relação aos prejuízos de aprendizagem, a Recode e a Fundação Guairá trouxeram rapidamente a solução e hoje já estão disponibilizando uma plataforma com diversos cursos gratuitos que vão desde o Pacote Office até Gestão de Projetos e Apps de Impacto e Tecnologias Exponenciais, para toda a população, com uma rede de suporte on line através de grupos formados no Whatsapp e também na seção de ‘ajuda’ na própria plataforma que não deixam ninguém sem resposta às duas dúvidas .
E não para por aí!
Foi lançado também, com intuito de incentivar todos a se capacitarem em tecnologia, o Desafio Recoders, onde os participantes são desafiados a, se capacitarem para desenvolver soluções para comunidade resolvendo um problema dela.
Como isso funciona?
O candidato deve se cadastrar na Plataforma de Cursos Recode ( www.recode.org.br/desafio/ ). Em seguida, convidar de 3 a 6 amigos para formar seu time,que também deverão se cadastrar. Em seguida, todos devem concluir o curso Introdução ao Mundo Digital ou Tecnologias Exponenciais(disponíveis gratuitamente na Plataforma) e preencher a ficha de inscrição até dia 15 de maio. Serão selecionadas as 50 melhores ações e esses times selecionados irão elaborar um vídeo de até 3 minutos retratando suas ideias e as ações para ajudar sua comunidade, e os 5 melhores vídeos receberão as premiações: Notebooks, celulares, tablets e smartwatches.