Logo da banda Lira Vicenciana
A recém criada Banda Lira Vicenciana de São Vicente de Minas está com inscrições abertas para novos integrantes. Os interessados devem preencher um formulário online ou realizar a inscrição direto na Secretaria Municipal de Cultura.
As vagas são ilimitadas e a única restrição é ter idade mínima de oito anos. O maestro da Banda Lira Vicenciana, Wilson Roberto Silva Pereira, informou ainda que além da idade o candidato precisa apenas ter interesse e boa vontade em aprender tudo sobre música.
As aulas devem começar a partir do mês de abril. Até o ano passado, os ensaios e estudos aconteciam duas vezes por semana, sempre nas terças e quintas-feiras. Este ano, no entanto, poderão sofrer alguma alteração caso seja necessário. A Banda Lira Vicenciana tem como principal objetivo resgatar a cultura do município e proporcionar aos participantes a vivência musical.
A banda de música além de proporcionar o aprendizado musical, desenvolve um trabalho social que muito contribui para a sociedade a qual está inserida, ajudando na formação integral do aluno. Proporciona convivência, inclusão, valorização do aluno/músico com suas particularidades e possibilidades e ainda sua identificação dentro do grupo e da comunidade.
Para o maestro, Wilson Roberto Pereira, a maior dificuldade encontrada hoje é chamar a atenção da população para este segmento tão importante para a sobrevivência cultural do município. Segundo ele, a cultura está em constante mutação e, às vezes, a sociedade acaba por esquecer de suas raízes, de seu passado. “No meu caso, o amor pela música atravessa gerações e corre nas minhas veias, faço da música um alimento para a minha alma, mas infelizmente encontro dificuldades em reger uma banda na atualidade devido à desvalorização cultural, falta de recursos, a valorização do que é externo com a perda de espaço dentro da própria comunidade, principalmente com a insersão precoce da criança ao mundo tecnológico. Antes as famílias incentivavam mais os jovens a participarem de movimentos culturais”, ressalta.
A banda conta hoje com aproximadamente 18 integrantes, que tocam diferentes instrumentos musicais. A Lira Vicenciana tem em seu repertório diversos ritmos, tocando desde músicas populares até as musicas de banda, entre elas, dobrados.
A Banda Lira Vicenciana retomou as atividades recentemente. Gilciane Aparecida Nogueira participa do grupo musical há 23 anos e conta que nesse meio tempo muitas coisas mudaram e que hoje a banda está muito mais estruturada. “Quem entrar na banda vai ter muito mais qualidade no aprendizado musical. Todas as ferramentas que temos hoje tornam a apresentação da banda muito mais gostosa de ouvir. A banda é alegre e floresce a cidade”, relata.
Ainda de acordo com a integrante do grupo, os interessados não precisam entender música ou saber tocar algum instrumento. “Aprendemos o básico e depois vamos aprimorando, com aulas didáticas por exemplo. Também acredito que a pessoa precisa apenas ter interesse em aprender”, finaliza Gilciane Aparecida Nogueira.