10:51hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
16/01/2013 17h10

Bolsas de estudo podem ser suspensas em Poços de Caldas, MG

Inscrições para novos estudantes ainda não estão sendo realizadas.

Estudantes de Poços de Caldas (MG) enfrentam dificuldades para conseguir novas bolsas de estudo pela Autarquia Municipal de Ensino neste ano.

No município, uma lei criada em 1990 prevê a concessão de bolsas restituíveis a estudantes, como um financiamento estudantil, no entanto, quem utiliza o benefício ainda não sabe se vai poder contar com a ajuda na hora de pagar a mensalidade em 2013.

O benefício pode chegar até 75% do valor da mensalidade do estudante. Depois de formado, ele deve restituir a quantia emprestada. Em 2012, 70 bolsas foram distribuídas na cidade, mas, neste novo ano, as inscrições para novos pedidos ainda não foram abertas.
Ana Carolina de Souza vai cursar administração de empresas em uma universidade particular e quer contar o benefício. “Sem a bolsa de estudos concedida pela prefeitura não terei condições de pagar quase R$ 700 de mensalidade”, contou.

O engenheiro Enedson de Fátima Santos concluiu o curso no final de 2012. Durante os cinco anos de faculdade, recebeu a bolsa oferecida pela prefeitura. O município bancava 50% da mensalidade e ele, a outra metade. “Foi bom ter o benefício. Me ajudou bastante na hora de fazer o curso. É uma forma de incentivo e que eu sou muito grato”, disse.

Questionado sobre a situação, o diretor da Autarquia Municipal de Ensino, Rovílson Molina, afirmou, por telefone que ainda não levantou a real situação financeira da autarquia. Ainda de acordo com ele, os recursos disponíveis atualmente não cobrem os gastos com as bolsas distribuídas em anos anteriores.

A direção ainda estima que a inadimplência dos universitários que já se formaram chega a 40%, no entanto, Molina não quis revelar valores.

 

Bolsas podem ser suspensas em Poços de Caldas. (Foto: Reprodução EPTV)
Bolsas podem ser suspensas em Poços de Caldas. (Foto: Reprodução EPTV)

Já a presidente da autarquia, Maria Cláudia Prézia Machado nega que o benefício tenha sido cortado. “Não cortamos o benefício, mas somente após um levantamento detalhado será possível definir se as bolsas continuarão sendo oferecidas”, justificou.

Maria Cláudia, que também é a Secretária de Educação de Poços de Caldas disse que as bolsas já concedidas, nos anos anteriores, não sofrerão nenhum tipo de alteração.


Fonte G1

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br