14:59hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
13/06/2016 10h06

Bombeiros dão dicas de prevenção no Dia Nacional de Luta Contra a Queimadura

Para evitar queimaduras basta seguir as dicas simples do Corpo de Bombeiros

 

No Dia Nacional de Luta Contra a Queimadura, uma campanha com o tema foi lançada na manhã desta segunda-feira (6), no auditório do hospital João XXIII, com a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Coordenada pela Fhemig, a ação busca conscientizar a população para os riscos e dar dicas de prevenção para evitar esses acidentes.

Um levantamento do Corpo de Bombeiros contabiliza 195 atendimentos no Estado a vítimas de queimaduras em 2015. De acordo com o Tenente Lipovetsky, do 1º batalhão de Bombeiros, apenas em Belo Horizonte, a média de atendimentos ao ano é de 28 casos. “Além do atendimento às vítimas também trabalhamos preventivamente por meio de palestras e orientações em cartilhas e redes sociais”, lembra. Já os dados do Hospital João XXIII apontam que de janeiro a março deste ano, foram atendidos, em média, 514 pessoas vítimas de queimadura, uma média de cinco pessoas por dia nos 34 leitos reservados para atendimento de queimados. Os números mantém a média de 2015.

Muitos casos atendidos pela guarnição acontecem geralmente em casa. Por este motivo, é necessário muito cuidado ao acender churrasqueiras e com panelas no fogão, principalmente ao realizar frituras. Para quem tem criança em casa, a dica é simples, mas muito útil: ao cozinhar, os cabos das panelas devem estar virados para dentro do fogão, evitando que líquidos quentes caiam sobre quem está próximo do fogão, principalmente crianças. Um alerta para as mamães é nunca cozinhar com a criança no colo e deixar o carrinho do bebê longe do fogão.

O Tenente Lipovetsky lembra que é importante não retirar tecido aderido à pele, não furar bolhas e não utilizar substâncias caseiras para curar a ferida. “Esses cuidados evitam a contaminação. Depois desses primeiros cuidados, a conduta é acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193 e informar a situação da vítima”, alerta.No site da corporação, há um espaço dedicado às dicas de prevenção a diversos acidentes, além das queimaduras.

Fogos de Artifício

Nesta época do ano quando a utilização de fogos de artifício é maior por causa das festas juninas, todo o cuidado é pouco ao manuseá-los. Na maioria das vezes, o acidente acontece com pessoas que normalmente não sabem manusear o foguete, não seguem as orientações do fabricante e muitas vezes estão alcoolizadas. A maioria das vítimas é adulta e do sexo masculino, e tem lesões de mão e, em alguns casos, de olhos e boca. Existem situações em que a vítima perde dedos, a mão e até casos de cegueira.

Nos casos de acidente com fogos de artifício, deve-se envolver a área afetada com um pano limpo para conter o sangramento e jamais colocar qualquer tipo de produto. Caso haja lesão da mão ou dos dedos, a recomendação é elevar o braço para diminuir a hemorragia até que vítima seja encaminhada para atendimento médico.

Fonte: Bombeiros MG

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br