O Carnaval antecipado de Aiuruoca é uma tradição que já se mantém por mais de 85 anos, cuja criação se deu depois que o então pároco, Monsenhor Nagel, decidiu suspender as comemorações do carnaval no município, por considerá-lo uma festa profana.
Com o cancelamento, um grupo de moradores da cidade convenceu o pároco a autorizar a realização de um baile carnavalesco uma semana antes do carnaval oficial. Os boatos se espalharam por toda a região, e a cada ano que passava ia aumentando o número de foliões, que começaram a frequentar o município para pular o carnaval durante a noite e ainda curtir, durante o dia, as mais belas cachoeiras da região, que ultrapassam oitenta maravilhosas quedas d’água no município.
Foi assim que, no ano de 1938, foi realizado o primeiro Carnaval Antecipado de Aiuruoca, uma tradição que se mantém até hoje e que, afortunadamente, concedeu ao município o título de primeira cidade do Brasil a antecipar o carnaval.
Este ano, a realização do Carnaval Antecipado de Aiuruoca foi comemorado com muita euforia pelos foliões, que permaneceram dois anos impossibilitados de brincar embalados pelo melhor carnaval do Sul de Minas, devido à pandemia.
Realizado entre os dias 09 e 11 de fevereiro, a retomada do carnaval iniciou-se na quinta-feira, dia 09/02, com o tradicional Bloco das Piranhas, que abriu o carnaval com chave de ouro, embalando o clima carnavalesco para o Bloco do Barbosa, de São Luiz de Paraitinga. Para finalizar a noite, a Banda Pegada Mineira deu um show de alegria e animação no palco do Aiurufolia.
Na sexta-feira do dia 10/02, a Banda Puxa Sax, de Bom Jardim de Minas, abriu a noite e esquentou o público para os três grandes shows que viriam a seguir: Lu Bahia, Babado Novo e Juliana Campos. A Banda Puxa Sax voltou ao amanhecer e puxou a turma do “Vem Quem Guenta”.
O sábado foi coroado por seis grandes atrações, e a festa teve início com a Metal Folia e Apito de Mestre, seguidos pela Banda Megazone, Grupo Terra Samba e Vell Rodrigues. Finalizando os trabalhos, mais uma vez a Banda Puxa Sax arrebanhou a turma do “Vem Quem Guenta”.
No Domingo foi a vez do Aiuruoca Folia Kids, que animou a criançada com o Violudico. E para finalizar a noite, a Banda Mosaico deu um grande show.
E o Aiurufolia, como historicamente acontece, deixa grandes lembranças e a expectativa de mais um belo espetáculo para o ano seguinte.