Caxambu pode iniciar 2018 com, pelo menos, uma faculdade em funcionamento na cidade. A expectativa da prefeitura é que os cursos de ensino superior à distância estejam disponíveis no primeiro semestre do próximo ano. A escolha da universidade ainda é incerta, mas a UNIP (Universidade Paulista) já deu sinal verde para a implantação de um polo na cidade.
Os secretários de Educação, Administração e Governo se reuniram, no início deste mês, com representantes do Instituto de Pesquisa Hellmeister iniciando tratativas para implantação de polo de Educação à Distância da UNIP. Apenas para esta instituição deve disponibilizar 30 cursos de Graduação e Pós-graduação on-line.
De acordo com o secretário de Governo, Amaro Gadbem, nenhum acordo foi fechado com a universidade até o momento. “Agora estamos iniciando as negociações com as instituições. Estamos estudando as instalações onde as aulas presenciais aconteceriam e vendo o que é possível fazer para apresentarmos aos interessados”, afirmou.
A gestão municipal está em contato com pelo menos seis universidades, entre elas, Faculdade Castelo Branco, Universidade Federal de Lavras e Instituto Estadual de Florestas Sul de Minas. Caxambu pode ter ao menos duas faculdades na cidade. A princípio, as aulas presenciais acontecerão em salas de alguma escola municipal – o que ainda está indefinido.
Para o secretário Amaro Gadbem, esta é uma iniciativa que vai beneficiar a cidade e a região. “Além de podermos oferecer ensino superior aos nossos munícipes, será possível abranger as cidades próximas a Caxambu”, reitera.
Após acertar os locais onde acontecerão as aulas presenciais e outras pendências, a prefeitura espera agendar uma segunda visita com as instituições de ensino para formalização de parcerias.