Um happy hour, realizado no dia 18 de maio, no salão do Country Clube São Lourenço – que contou com a presença de empresários de diferentes segmentos sociais – marcou o lançamento oficial da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Jovem.
Segundo Vinícius Fernandes, gerente executivo da CDL/Acisl, a iniciativa de criação da CDL Jovem em São Lourenço é reflexo de uma tendência que o atual presidente da CDL sênior, João Vitor Gorgulho, começou a perceber devido a pouca participação de jovens nos diferentes eventos promovidos pela entidade. Outro importante fator foi o crescente número de sucessões empresariais na cidade, onde jovens começam a assumir, ao lado dos pais, o papel de liderança nas empresas.
“A partir dessa identificação, nós começamos a buscar ferramentas para tentar agregar e atrair uma maior participação dos jovens na CDL. Até que, durante nossa participação no VI Encontro de CDLs do Estado, em Poços de Caldas, nos foi apresentada a proposta da CDL Jovem. Posteriormente, eu entrei em contato com o Geovani Teles, coordenador estadual, que nos deu total apoio e orientação sobre as diretrizes e, a partir disso, começamos a executar o projeto adaptando-o à nossa linguagem. Com o total apoio do João Vitor (CDL) e do César (Acisl), elaboramos uma listagem com 60 jovens empresários e filhos de empresários que foram convidados para uma reunião. A iniciativa foi tão bem sucedida, que a Prefeitura se interessou pelo projeto e nos disponibilizou um consultor do Sebrae. Após um processo de entrosamento e de direcionamento de ações, ano passado, ainda de maneira informal, começamos a participar efetivamente de alguns eventos, como o Dia C (Dia de Cooperar), da Unimed e a primeira pesquisa de Satisfação do Consumidor, feita durante a Festa de Agosto”, esclarece Vinícius.
No final do ano passado, a iniciativa foi oficialmente formalizada com a posse da equipe coordenadora, composta por Gustavo Macedo (padaria São Lourenço/restaurante Ki-Beleza), coordenador geral; Elcio Júnior (café Zunique), vice-coordenador; Davi Benciveni (hotel Central Parque), diretor de Operações; Paulo Coutinho (Funcional Marketing), diretor de Marketing; Vitor Rivello Gorgulho (Clube da Casa), diretor de Finanças; e Cláudia Pimentel (PTK), diretora de Responsabilidade Social.
“Em cima disso cada um começou a trabalhar na sua área, começamos a elaborar projetos e definirmos o planejamento para 2010. A primeira ação foi o happy hour empresarial do dia 18 de maio, que contou com algumas inovações, como uma apresentação teatral”, destaca Vinícius. Outra importante iniciativa foi a promoção do Dia da Liberdade de Impostos. O movimento – que acontece no Brasil desde 1993 – foi criado em Joinvile (SC) e envolve a participação de jovens empresários. Em 2007, a iniciativa ganhou força em Belo Horizonte e a adesão dos donos de postos de combustíveis, o que provocou uma grande repercussão, inclusive aqui em São Lourenço”, destaca Vinícius.