Prefeita Célia Cavalcanti (PR) participa do hasteamento da bandeira
O município de São Lourenço completou 90 anos de emancipação político-administrativa neste sábado (01). Quem esteve na cidade pôde conferir diversas atividades em comemoração a data. O dia primeiro de abril foi celebrado com hasteamento de bandeira; desfile cívico; brincadeiras na praça para as crianças e a recriação da foto de assinatura do documento de emancipação.
As atrações, programadas pela Secretaria de Turismo e Cultura, foram baseadas no resgate histórico da cidade, homenageando aqueles que fazem parte da cultura do município e destacando aos jovens de São Lourenço suas raízes.
O marco inicial da comemoração foi o desfile cívico, como tradicionalmente acontece. A solenidade teve início às 8h da manhã, no Paço Municipal, com o hasteamento da bandeira. Na ocasião, as principais autoridades da cidade estiveram presentes, ao som da Banda Antônio de Lourenzo.
O desfile cívico percorreu toda a Avenida Dom Pedro II até a Praça João Lage, com a participação das Forças Armadas do Exército, Aeronáutica, Polícias Militar, Civil, Rodoviária e o Corpo de Bombeiros, além de todas as escolas e entidades do município.
Dois destaques do desfile fizeram parte da 2ª Guerra Mundial. A presença ilustre do veterano de 102 anos Tenente Coronel Leonel Junqueira e o veículo do Exército Halft-Track, que era usado para transporte de combatentes.
As crianças puderam aproveitar toda a manhã com brincadeiras na Praça Brasil. No local foram montados pula-pulas e outras estruturas para entreter a criançada. Além disso, uma equipe especializada em massagem estava na Praça oferecendo o serviço.
Após o desfile, um grande marco na história da emancipação político-administrativa foi revivido por autoridades do município. A foto que ilustra a assinatura do documento de emancipação foi refeita no mesmo local onde foi assinada em 1927, no Hotel Brasil. A imagem foi recriada junto com o documento oficial, que será colocado em uma cápsula do tempo para ser reaberta no centenário da cidade, daqui a 10 anos.
No dia seguinte, ainda em comemoração ao aniversário da cidade, houve a apresentação do Coral Lírico de São Lourenço. A regente e professora Edna de Souza Neves conduziu o Recital de Música Sacra, que aconteceu na Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte.