16:39hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
22/10/2015 10h33

Cidade de Lambari recebe o Projeto Aula Viva

Estudantes acolheram com alegria os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, TC Leonel Junqueira e 3º Sgt. Antônio de Oliveira Rezende.

A quarta edição do Projeto Aula Viva foi realizada para alunos da Escola Estadual Prof. Maria Rita Lisboa Pereira Santoro, na cidade de Lambari, dia 08 de outubro, das 14h às 17h, tendo como mestre de cerimônia o subtenente do Exército  Nilton da Silva Batista. O projeto consiste em contar na primeira pessoa um fragmento da história do Brasil, estimular o patriotismo e semear a cultura da paz.

Estudantes, professores e convidados tiveram a oportunidade de presenciar uma aula distinta e histórica referente ao 70º Aniversário da Vitória dos Aliados na 2ª Guerra Mundial, enaltecendo a fundamental participação do Brasil por meio da FEB - Força Expedicionária Brasileira.

Todos atentos ao relato do 3º sgt. Antônio de Oliveira Rezende (92) e, posteriormente, na palestra intitulada: “Por que fomos à Guerra” proferida pelo TC Leonel Junqueira (100). Ambos ao final de suas falas destacaram aos alunos a importância da paz. “Quando resolvemos nossas diferenças e dívidas através do diálogo, da conversa amiga, a vida se torna mais feliz para todos nós,” frisou o 3º Sgt. Antônio. “Nos lembramos com frequência das guerras que abalaram o mundo. Mas nos esquecemos das ‘guerrinhas’ que as vezes travamos  dentro da nossa própria casa ou na escola, com os colegas de classe. Para superar esses desentendimentos, nada melhor do que um diálogo, uma conversação descontraída para acalmar os ânimos e continuar reinando a PAZ e a concórdia em cada coração”, complementou TC Leonel.

“Os relatos desses dois ex-combatentes projetam um quadro bastante realista sobre vários aspectos da guerra, compondo um notável panorama sobre a vida no front na Campanha da Itália”, declarou a idealizadora do projeto Gislene Vilela.

Franscislei Lima, coordenador do curso de História na UEMG unidade de Campanha que também estava presente na Aula Viva, considerou o projeto tão interessante que prontamente o convidou para ser realizado na Universidade. “Foi uma aula importante para que os alunos criem relações de pertencimento ao país. Os ex-combatentes são valorosos, pessoas que temos que olhar, ouvir, estar junto e conversar”.

Wagner Tadeu Alves, diretor da escola, declarou em entrevista: “Uma alegria recebê-los aqui em Lambari, tendo a nossa escola como anfitriã para acolher o testemunho de duas pessoas tão importantes para a história do país e que, residindo tão pertinho de nós, podem trazer esse exemplo de vida, não só da guerra que dizimou a tantos no passado, mas também uma mensagem de construção de paz para os tempos de hoje, na vida familiar, na vida da escola, na vida social como um todo. Farei questão de repassar para a Superintendência Regional de Ensino de Varginha o projeto e, consequentemente, as fotos e aquilo que realizamos esta tarde. É um momento histórico para nossa escola que completa 50 anos”.

Ângela Maria B. Bacha, viúva do ex-combatente Nascime Bacha, parabenizou a iniciativa e a ideia do Projeto.

A importância desse resgate histórico enfatizando a FEB na 2ª Guerra Mundial com testemunhos de veteranos e a exposição de alguns objetos referentes a esse conflito mundial traz uma experiência única para os estudantes, além de uma significativa transmissão de conhecimentos.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br