04:08hs
Sexta Feira, 22 de Novembro de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1897
Regional
20/07/2017 09h22

Clima seco pode aumentar número de queimadas em cidades da região

Entre junho e julho já foram 32 ocorrências do tipo

A partir de julho a umidade relativa do ar tende a ficar baixa em vários estados brasileiros. O fenômeno é causado nesta época do ano quando, normalmente, a atmosfera seca inibe a formação e o crescimento de nuvens. O fator age como combustível para o surgimento de focos de incêndio e queimadas em vegetação.  

De junho a agosto de 2016, por exemplo, o Corpo de Bombeiros de São Lourenço atendeu a 59 chamados do tipo na região. Apenas em junho deste ano, o número dobrou se comparado com o mesmo mês do ano anterior. Em 2016 foram cinco ocorrências e neste ano o número subiu para 10. Os Bombeiros de São Lourenço cobrem 22 municípios do Sul de Minas.  

Os dados indicam ainda que este índice pode aumentar. A comparação feita tem como base todos os dias dos meses, ou seja, neste ano o mês de julho não acabou e já foram registradas 22 ocorrências de queimadas, enquanto em igual período de 2016 foram 28.

Já em todo o território mineiro, o número é ainda mais assustador. Até o início de julho aconteceram 880 focos de incêndios em Minas Gerais. Entre 01/01 e 18/07 do ano passado, foram 1064 focos de incêndio no Estado – aumento de 35% se comparado com 2016. Esses dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).  

Como esta é uma época em que aumenta a probabilidade de queimadas, os proprietários de fazendas e grandes terras precisam se atentar quanto aos cuidados de prevenção. “Percebemos aumento expressivo no número de incêndios em vegetação. Os proprietários de fazendas podem fazer aceiros entorno do lote para diminuir chances de queimadas. A largura das faixas de divisa entre uma vegetação e outra deve ser uma vez e meia a altura da vegetação do local”, informa o Subtenente do Corpo de Bombeiros de São Lourenço, José Alcir de Oliveira.

Dicas para evitar queimadas

Não jogar cigarro próximo às vegetações;
Sempre manter os lotes limpos;
Não fazer queima de mata sem autorização do Instituto Estadual de Florestas (IEF);
Em caso de queimadas ligar para o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br