Evento realizado em 2016, com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais/Foto :Arquivo
A edição 2017 da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço foi adiada. O tradicional evento será realizado somente na primeira semana de junho (04/06), quando será comemorado o Dia do Meio Ambiente. A informação foi divulgada pela prefeitura.
A cerimônia, que acontece na cidade há seis anos, comemora o Dia Internacional da Água e homenageia personalidades do município que, de alguma forma, defendem o meio ambiente, a cultura e o turismo.
Em nota, a gestão municipal informou que a prorrogação ocorreu devido à necessidade de ter mais tempo para o planejamento e a organização da solenidade. A decisão foi tomada entre a prefeitura e a Câmara Municipal.
A Comenda Ambiental foi idealizada pela escritora e ensaísta Ivanise Junqueira e apresentada aos poderes Legislativo e Executivo pelo seu marido Eugênio Ferraz, que na época era Superintendente da Receita Federal em Minas Gerais.
A primeira edição da entrega de medalhas aos agraciados aconteceu em 25 de março de 2011, com a presença do então governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia.
No ano passado, mais de 100 pessoas foram agraciadas com a entrega da Comenda. O evento, no entanto, foi realizado com uma estrutura menor, mas, ainda assim, contou com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e federais, além de convidados.
Localizada no eixo RJ-SP-BH, São Lourenço compõe o tradicional Circuito das Águas, recebendo cerca de 260 mil turistas ao ano. Possui uma infraestrutura turística, com todas as subdivisões do segmento estabelecidos. Entre eles, hotéis, pousadas e hotéis fazenda. Estima-se que o turismo corresponda a aproximadamente 76% da arrecadação do município.