02:25hs
Quinta Feira, 20 de Junho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1855
Regional
15/05/2024 10h37

Concursos regionais de queijos artesanais de Minas Gerais

Os concursos regionais são etapas classificatórias para o Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais

BELO HORIZONTE (15/05/24) – A temporada dos concursos regionais de queijos artesanais de Minas Gerais está começando. No próximo sábado (dia 18/05), serão realizadas as etapas regionais do Cerrado, que vai acontecer em Patos de Minas, e da Mantiqueira de Minas, em Itamonte. Em maio, haverá ainda a etapa regional de Araxá, que vai ocorrer no município de Ibiá. Mas as disputas nas regiões produtoras de queijo de Minas seguem com eventos também em junho e julho.

Os concursos regionais de queijos artesanais de Minas Gerais terão como participantes os ganhadores dos concursos municipais. “Na etapa regional do concurso, produtores de vários municípios daquela região produtora estão concorrendo e os queijos vencedores ficam mais conhecidos. Além disso, os cinco primeiros colocados em cada concurso regional estarão classificados para participar da final do Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, em agosto, no Serro”, explica a coordenadora estadual de Queijo Artesanal da Emater-MG, Maria Edinice Rodrigues.

O diretor do Departamento Técnico da Emater-MG, Milton Nunes, destaca a importância da realização desses concursos para a melhoria dos queijos de cada região. “Os concursos são uma metodologia usada pela Emater-MG para mostrar aos produtores as qualidades dos queijos deles e também os aspectos que precisam ser trabalhados. Minas Gerais se tornou o maior produtor de queijo artesanal do país, justamente porque é valorizado o saber fazer de cada produtor e as características regionais. Após cada concurso, todos os produtores inscritos recebem um feed back dos jurados, mostrando os pontos positivos e aqueles que carecem de atenção para que, no final de cada ano, o queijo dos participantes ganhe ainda mais qualidade e alcance melhores mercados”, ressalta Milton.


Agenda de concursos

O Concurso Regional do Queijo Alagoa será realizado no dia 1º de junho, em Alagoa. No mesmo mês, haverá ainda o concurso da região produtora do Serro, que este ano vai acontecer, no dia 22, em Alvorada de Minas. Já em julho, a programação terá três concursos regionais. O primeiro deles será o Entre Serras da Piedade ao Caraça, que ocorrerá no dia 13, no município de Santa Bárbara.

Depois será a vez dos concursos regionais da Canastra, no dia 6, em Piumhi; e do Campo das Vertentes, no dia 10, em Tiradentes. Todos os eventos terão a participação da Emater-MG e o júri será composto de estudiosos da produção queijeira e por profissionais de gastronomia que vão avaliar aspectos como apresentação, textura, consistência, sabor, aroma dos queijos, entre outras características

O Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). “Nas regiões onde não houver concurso, será feita uma seleção de queijos de empreendimentos legalizados junto ao IMA ou serviços oficiais de inspeção para participar do concurso estadual”, esclarece Maria Edinice.

CALENDÁRIO DE CONCURSOS REGIONAIS DE QUEIJOS MINAS ARTESANAIS:

18/05/24 – Cerrado, em Patos de Minas

18/05/24 – Mantiqueira de Minas, em Itamonte

29/05/24 – Araxá, em Ibiá

01/06/24 – Alagoa

22/06/24 – Serro, em Alvorada de Minas

03/07/24 – Entre Serras da Piedade ao Caraça, em Santa Bárbara.

06/07/24 - Canastra, em Piumhi

10/07/24 – Campos da Vertentes, em Tiradentes.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br