02:37hs
Quinta Feira, 20 de Junho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1855
Regional
15/05/2024 08h57

Cozinha Mantiqueira - 1º Festival Gastronômico nas Montanhas Mágicas da Mantiqueira

Liberdade e Minduri conquistam os títulos de pratos mais vendidos do Festival

O Festival Cozinha Mantiqueira foi uma experiência gastronômica imperdível que aconteceu nas encantadoras cidades de Andrelândia, Carvalhos, Liberdade e Minduri, todas participantes do Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira, no Sul de Minas. Do seu início em 15 de novembro de 2023, até o dia 31 de março de 2024, o festival apresentou uma variedade de pratos que foram verdadeiros sabores da culinária mineira.

Com um menu cuidadosamente elaborado pelos estabelecimentos participantes, o festival ofereceu opções para todos os gostos. Desde pratos típicos da culinária mineira, como a famosa galinhada e a irresistível feijoada da vovó, até combinações inusitadas que exploravam sabores intensos e marcantes, como o carré de cordeiro.

Além de saborear pratos deliciosos, o Cozinha Mantiqueira ofereceu a oportunidade de conhecer a região e vivenciar a cultura local. Com estabelecimentos distribuídos por várias cidades, os visitantes tiveram a chance de experimentar a essência da culinária local e ter uma experiência incrível, explorando o território das Montanhas Mágicas da Mantiqueira.

Durante o Cozinha Mantiqueira, os participantes tiveram a chance de usar o passaporte virtual, uma iniciativa tecnológica e sustentável, com zero produção de lixo. Através do passaporte, os visitantes puderam colecionar carimbos referentes aos pratos que degustaram e, dessa forma, participar de uma competição gastronômica saudável e descontraída, deixando suas avaliações sobre os pratos e estabelecimentos participantes.

Neste ano, foram criados 10 pratos especialmente para o festival, apresentando uma incrível diversidade gastronômica. E para destacar os destaques do evento, apresentamos com orgulho os vencedores do Concurso Cozinha Mantiqueira:

Medalha de Ouro

Espaço Chef Anginho, da cidade de Liberdade, com o prato Eva. O Eva foi um delicioso risoto feito com costela bovina desfiada, acompanhado de chips de mandioca e crisp de couve.

Medalha de Prata

Lanchonete Fogo de Palha, da cidade de Minduri, com o prato Ragu de Paleta. O Ragu de Paleta foi um prato cheio de sabor, preparado com cuidado e técnicas específicas.

O Festival ganhou destaque por seu modelo de realização regional. O Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira foi convidado a participar do 8º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira, realizado no dia 25 de abril em Itanhandu. Na ocasião, foi realizada uma apresentação sobre o Festival Cozinha Mantiqueira e o Chef Anginho recebeu o título de Medalha de Ouro pelo prato Eva, que conquistou o paladar dos participantes do evento.

O Cozinha Mantiqueira foi uma realização do Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira em parceria com as prefeituras das cidades participantes, que tiveram como objetivo principal promover o turismo gastronômico na região, aproveitando ao máximo os sabores e aromas que a Mantiqueira oferece.

Acesse o instagram @circuitomontanhasmagicas e conheça mais sobre essa e outras iniciativas que o Circuito tem realizado para desenvolver o turismo no Sul de Minas.


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br