10:43hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
02/04/2013 15h37

Cras de São Vicente de Minas: trabalho e dedicação

Cras é um sistema governamental, responsável pela organização e oferta de serviços.

O Cras de São Vicente de Minas é referencia na região. Criado em Julho de 2007, foi um dos primeiros de Minas Gerais,  e hoje tem sua sede à rua São Vicente de Paulo, N° 97, ao lado do postinho 2, na rua do Hospital.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é um sistema governamental, responsável pela organização e oferta de serviços à Proteção Social Básica nas áreas de alta vulnerabilidade e risco social.

A equipe do Cras, formada pela assistente social, Sabrina Araújo; o psicólogo Jardel Maximiliano e pela coordenadora Mara Villela,  trabalha com dedicação e muita atenção, dando toda assistência às famílias, criando projetos e melhorando a qualidade de vida de toda a comunidade.

De acordo com Mara, o Cras é um investimento nas áreas de maior necessidade social, que oferece à comunidade todo apoio necessário e conta com uma equipe de monitores, orientadores, oficineiros, gestora e equipe do Bolsa Família, perfazendo no total 16 profissionais, sendo responsáveis pela organização e fortalecimento da rede local de Assistência Social.

“O CRAS tem, entre outros objetivos, a execução de atividades de orientação, encaminhamento e acompanhamento das famílias, contribuindo para a prevenção de situações de risco, oferecendo proteção, promoção e inserção social”, afirma a coordenadora Mara Villela.

Cinco projetos são atualmente desenvolvidos pelo Cras para crianças e adolescentes. A brinquedoteca, um programa onde as crianças de 0 a 6 anos são acompanhadas e estimuladas pela orientadora de atividades lúdicas,  Hélida Silva e o psicólogo Jardel; o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que articula um conjunto de ações visando a retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, monitorado por Isabel Arantes e pela Assistente Social Sabrina Araujo; o projeto ‘Bom de Bola e  Bom na Escola’, para crianças e adolescentes, coordenado por Paulo Renato Oliveira e por Mara Villela; e o projeto Projovem, um serviço educativo para atender os beneficiários do Bolsa Família ou aquelas em situação de risco social, composto por oficinas, encontros, dinâmicas e cursos, buscando o fortalecimento das relações familiares, monitorado por Soraia Veiga e pelo psicólogo Jardel.

Além destes projetos, o Cras deu início ao Grupo da Melhor Idade, com homens e mulheres com idade acima de 60 anos, que descobrem novamente o prazer da vida depois desta idade e se divertem, cantam, têm atividades físicas e são felizes, independentemente do que poderia ser “limitações” da idade. Os resultados puderam ser comprovados no último carnaval, onde o Bloco do Cras esbanjou simpatia e disposição, garantindo o primeiro lugar da competição, e ainda houve a participação de todos os integrantes do grupo na realização da II Caminhada do G.M.I.

Uma das últimas atividades oferecidas foi a palestra “Vida Ativa”, com o nutricionista Atila Sandim, e o curso do SENAR, para prevenção em acidentes e primeiros socorros.

Muitos outros projetos e atividades estão sendo estudados para este ano de 2013. Um deles será o I Encontro Regional das Unidades CRAS, em  São Vicente de Minas, que dará oportunidade para funcionários e participantes compartilharem histórias e experiências com integrantes de outras cidades, deixando o Centro de Referência de Assistência Social ainda mais eficiente em cada cidade.


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br