09:00hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
13/04/2011 12h05

Esporte Alunos da rede estadual aprendem a jogar xadrez na escola

Alunos da rede estadual aprendem a jogar xadrez na escola
Divulgação/SEE MG
Oficina de xadrez na Escola Estadual Doutor João Beraldo
Oficina de xadrez na Escola Estadual Doutor João Beraldo

BELO HORIZONTE (12/04/11) - Foi o interesse em aprender o nome e a função de peças com formatos diferentes que Herlan de Souza Ribeiro, de 10 anos e aluno do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor João Beraldo, aprendeu a jogar xadrez. Ele participou de uma grande oficina promovida pela escola, localizada em Carlos Chagas, no Vale do Mucuri, que envolveu cerca de 60 estudantes da instituição e xadrezistas profissionais.

“No início tinha dificuldade de decorar a função de cada peça, mas hoje já sei jogar. Aprendi o que o rei, o cavalo, o bispo, a rainha e os peões fazem”, comenta Herlan. A ideia da oficina deu tão certo que a partir de agora a escola fica aberta aos sábados, a partir das 15h, para aqueles alunos que queiram aprender, ensinar e aprimorar suas habilidades de xadrez.

Além dos estudantes da Escola Estadual Doutor João Beraldo, alunos de outras instituições também podem participar das oficinas, que têm estudantes, estagiários que trabalham na escola e pais de alunos como instrutores.

Segundo o diretor da escola, Deodato Gomes Costa, a ideia de criar a oficina surgiu da busca por atividades que possam envolver os alunos e ajudá-los a desenvolver uma maior capacidade de concentração e participação. E o objetivo tem sido alcançado. Herlen conta que esse é um dos principais motivos que o fazem gostar do xadrez. “Quando estamos jogando xadrez temos que decorar como as peças se movimentam no tabuleiro e prestar atenção na jogada que o outro está fazendo, o que ajuda a gente a desenvolver a memória e também ajuda nos estudos”.

Já o estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Gabriel Viana Guerreiro, já sabia jogar xadrez. Para ele, a iniciativa da escola em oferecer aos alunos a oportunidade de aprender o jogo é muito interessante. “Na nossa cidade não havia muitas pessoas que jogavam xadrez. Agora, além de poder jogar nas oficinas, na minha sala tem, pelo menos, cinco pessoas que já sabem jogar”. Gabriel ainda ensina o xadrez para alguns colegas. “Alguns amigos pedem dicas e outros eu até ensino a jogar. Nas oficinas, além de ajudar os outros, eu quero aprimorar minhas técnicas”, conclui.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br