A proposta é que os restaurantes ofereçam pratos diversificados e sofisticados
Não é apenas a estação do inverno que marca o mês de julho em Caxambu. Durante o período mais frio do ano, a cidade é o cenário ideal também para quem busca boa comida. Ao longo do mês acontece o Festival Boa Mesa, que está em sua 3ª edição.
Cada restaurante participante prepara um prato exclusivo, formando um circuito gastronômico regional já que o mesmo acontece em Baependi e Aiuruoca. Na cidade caxambuense, 17 empreendimentos participam do festival.
O Boa Mesa é um evento de rua, com atrações culturais e gastronômicas que valorizam produtos regionais. A proposta reúne quatro iniciativas, que juntas oferecem ao público uma experiência única: gastronomia, encontro e alegria.
No Circuito Boa Mesa, cada restaurante inscrito apresenta um prato especial diversificando a gastronomia da cidade e região. Já os Festins são jantares com menu fechado realizados semanalmente nos hotéis da cidade. As Oficinas de Inclusão Gastronômica são realizadas em parceria com a Paróquia de Caxambu nas comunidades mais carentes da cidade, com intuito de gerar alternativa de renda. Por fim, o Boa Mesa na Praça inclui aulas-show, praça de alimentação e atrações musicais.
O Festival é uma iniciativa do Caxambu e Região Convention & Visitors Bureau em parceria com o Sindicato de Hospedagem e Alimentação da cidade. De acordo com os organizadores, o projeto busca incentivar o aprimoramento e a excelência na preparação e no atendimento gastronômico, além de compor e incrementar a estação de férias no município com foco especial nos bares, restaurantes e hospedagem.
O Boa Mesa, como informado pela prefeitura, é a principal atração do Festival de Inverno de Caxambu. A temporada de inverno deve atrair cerca de 30 mil pessoas neste ano.