Ativistas da região manifestam contra edital da Codemig, que previa a privatização do Parque das Águas
O rumo do Parque das Águas de Caxambu ainda está indefinido. A gestão do complexo histórico do município passa por crise que pode colocar em risco o destino do parque. Na próxima quinta-feira (08) a Câmara Municipal realiza a sexta audiência pública do ano para discutir a renovação ou do contrato entre a Codemig e a prefeitura.
O convênio entre as partes está próximo de chegar ao fim, o que deixa por indefinido a concessão de uso do parque. Recentemente, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais foi alvo de manifestações por apresentar edital que previa a privatização e superexploração da água mineral da cidade. Ativistas, população e ONGs se juntaram na luta pela preservação do patrimônio caxambuense e o edital havia sido suspenso.
Pensando em um plano consciente junto a população, a Sociedade Amigos do Parque das Águas (AMPARA) realiza neste sábado (03) a cidade recebe o Fórum de discussão Gestão Sustentável do Parque das Águas – Desafios e alternativas jurídico-institucionais. O encontro acontece no auditório do Palace Hotel de Caxambu, com início previsto a partir das 09h.
“O Fórum vem então na intenção de que possamos ver os desafios e problemas do parque para pensar juntos em soluções e novos cam0inhos para este patrimônio, que é de todos nós”, destaca Liana Bahia, membro da AMPARA.
O encontro antecede a importante audiência pública que ocorrerá na próxima semana. Uma segunda audiência deve acontecer no dia próximo dia 13, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.