08:59hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
13/06/2011 11h17

Governador Anastasia Centro de Referência da Mata Atlântica no Sul de Minas

Governador Anastasia anuncia Centro de Referência da Mata Atlântica no Sul de Minas

Governador Anastasia anuncia Centro de Referência da Mata Atlântica no Sul de Minas



POUSO ALTO (11/06/11) - O governador Antonio Anastasia afirmou neste sábado (11), em Pouso Alto, no Sul de Minas, que o Governo de Minas vai criar, em parceria com a prefeitura do município e representantes da sociedade civil, o Centro de Referência da Mata Atlântica. O Centro funcionará no Solar dos Barões, casarão histórico do século 19, patrimônio histórico da cidade, que será restaurado. A intenção é que o local seja utilizado para atividades educacionais, pesquisas sobre a Mata Atlântica e trabalhos ambientais e de ecoturismo.

O anúncio foi feito durante a cerimônia de constituição do Consórcio de Ecodesenvolvimento Regional da Serra do Papagaio (CER Serra do Papagaio), que marca o encerramento da Semana do Meio Ambiente. Trata-se do primeiro consórcio público do Brasil voltado para o ecodesenvolvimento e contará, em sua estrutura, com um Conselho Participativo formado por representantes da sociedade civil.

Antonio Anastasia afirmou, durante o evento, que a preservação e conservação do meio ambiente deve se desdobrar em outras ações para o fortalecimento da economia local e do turismo na região.

“Temos certeza que teremos aqui uma reserva modelo, porque hoje a questão ambiental se desdobra muito mais do que a questão da conservação e preservação em si. Nós sabemos que temos atividades econômicas fortíssimas vinculadas a essa preservação. Nós temos o turismo, a pesquisa e, por isso, temos em mãos um patrimônio imensurável que deve ser revertido em prol do povo mineiro. Esse consórcio, portanto, recebe nosso aplauso, o estímulo do governo e, naturalmente, a determinação de fazer todo o possível para que se torne de fato um exemplo para o país”, disse o governador de Minas Gerais.

Antonio Anastasia participou da solenidade acompanhado pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, o diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Matheus Cotta de Carvalho, o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Marcos Affonso Ortiz, prefeitos, deputados estaduais, lideranças locais e ambientalistas. O CER Serra do Papagaio tem como principal objetivo atuar na gestão ambiental integrada e no fomento de atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental do entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio.

O consórcio foi idealizado pela Fundação Matutu e integrado pelas prefeituras das cidades de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto, que atuarão em conjunto no projeto. A sede do CER será em Baependi e o diretor-executivo é o procurador do município de Alagoa, Juliano Diniz.

Para o presidente do CER Serra do Papagaio, prefeito de Itamonte, Marcos Tridon de Carvalho, a criação do consórcio é um momento histórico para Minas Gerais e o Brasil.

“Nós que vivemos na região sabemos da importância de preservação do meio ambiente. O consórcio nos abre uma porta significativa. Estamos unidos e juntos com a Fundação Matutu para que esse consórcio seja uma referência para o país”, disse o prefeito.

Atividades potenciais

Com a criação do CER Serra do Papagaio, a expectativa é alavancar atividades econômicas, desenvolvidas atualmente em baixa escala pelas comunidades do entorno, seja na área turística ou na produção de mel, queijo, doces e leite. Devido ao clima frio, a região também tem grande potencial de produção de morango, framboesas, ameixas, entre outras frutas.

Outra potencialidade é a produção de óleo, extraído da Candeia, matéria-prima para a produção de protetor solar e creme para combater queimaduras. A Serra do Papagaio é uma das regiões do Brasil onde há grande incidência da Candeia. Já há estudos sobre o manejo da árvore sem agredir o meio ambiente.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, lembrou que o evento marca o encerramento da Semana do Meio Ambiente. Ele anunciou que o Governo de Minas vai liberar cerca de R$ 300 mil para o desenvolvimento de programas e projetos do CER da Serra do Papagaio.

Barragens

O governador Antonio Anastasia disse ainda que autorizou ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) estudo para a construção de barragens em municípios e regiões que sofrem os efeitos da chuva, durante o verão. Para Antonio Anastasia pequenas obras podem evitam grandes transtornos para as comunidades. O primeiro projeto irá contemplar a cidade de Pouso Alto.

O governador também recebeu o Título de Cidadão Honorário de Pouso Alto, por solicitação do vereador Wender Evandro Torres (Torresmo), aprovado por unanimidade pelos outros oito vereadores da Casa.

Ponte rio Verde

O governador Antonio Anastasia foi recebido em Pouso Alto pelo prefeito Vicente Wagner Pereira. O primeiro compromisso da visita foi a inauguração da ponte Prefeito João Bosco Brito Negreiro, sobre o rio Verde, que liga Pouso Alto a São Sebastião do Rio Verde. Junto ao prefeito de São Sebestião do Rio Verde, José Rabelo de Souza, o governador descerrou placa alusiva à obra. O Governo de Minas destinou R$ 2,1 milhões para a construção da ponte sobre o rio Verde, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). Com 70 metros de extensão, a ponte liga Pouso Alto a São Sebastião do Rio Verde, na MG-350.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br