Com o propósito de ampliar cada dia mais a participação democrática e consequentemente a transparência das suas ações, o Governo de Minas Gerais, por meio daSecretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), criou o programa “Diálogos com o Sisema”, conforme Resolução 2.565, publicada no Minas Gerais de 13 de dezembro de 2017.
O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) é formado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).
Segundo André Luís Ruas, responsável pela Assessoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, a proposta é levar um maior número de cidadãos a discutir os principais temas ambientais da contemporaneidade e ouvi-los dentro da lógica do que o Governo já realiza.
Para o programa “Diálogos com o Sisema” foram definidas reuniões periódicas (confira cronograma abaixo), que serão realizadas em um endereço no centro de Belo Horizonte, durante todo o ano de 2018.
“A novidade dessa gestão é aumentar o diálogo a partir de temas divulgados com 15 dias de antecedência no site da Semad”, explica Ruas. Ele acrescenta que ao longo dos anos a interação do Sisema com a sociedade se deu por intermédio das entidades ambientais, que são mais de uma centena em todo o estado.
Com o novo programa, a expectativa é de que haja maior participação direta das comunidades, incluindo as organizações não governamentais (ONGs), universidades, entidades empresariais e de trabalhadores interessadas no diálogo aberto e transparente, a fim de construir uma sociedade mais consciente e de ações ambientais que promovam o bem-estar no planeta.