O Hospital Escola de Itajubá já realizou mais de 30 transplantes, entre órgãos e tecidos
O Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Itajubá realizou o primeiro transplante de coração no Sul de Minas. A cirurgia durou, aproximadamente, 5 horas e aconteceu na tarde de terça-feira (22) última. Um homem, de 47 anos, foi o receptor.
Informações constam que o paciente passa bem e que o corpo está aceitando o órgão. O paciente deve permanecer na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por três dias e, depois, deve ser encaminhado para o quarto. Ele pode receber alta em até 10 dias, mas exames devem ser feitos para avaliar a possibilidade.
O paciente aguardava na fila há três meses. De acordo com o hospital, a doadora foi uma mulher que teve morte encefálica. Além do coração, foram doados os rins, o fígado e as córneas. Os rins foram levados para Belo Horizonte (MG), as córneas vão para o banco de olhos de Alfenas (MG) e o fígado será transplantado no próprio Hospital Escola.
O Hospital Escola já realizou 32 transplantes, entre tecidos e órgãos, sendo 25 transplantes renais, 6 hepáticos e 1 transplante cardíaco. A unidade passou por ampliação nos últimos dois anos, permitindo, assim, fazer cirurgias de alta complexidade.
A unidade hospitalar oferece serviços de alta complexidade, pois, há dois anos, passou por reestruturação e transformação física, tecnológica e humana. O Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Itajubá é referência direita para 15 municípios, além de atender a microrregião do Sul de Minas.
Transplante de fígado
No início de março deste ano, o Hospital Escola já havia feito o primeiro transplante de fígado.
Com a operação Itajubá tornou-se a única cidade da América Latina, com menos de 100 mil habitantes, a realizar um transplante do tipo.
Na época, o Diretor Administrativo do HE, Fábio Cavichia Montanari, declarou, em entrevista coletiva, que esta foi uma conquista do hospital e também da região. “Eu gostaria de agradecer á todo o time por essa conquista, que é nossa, da instituição e principalmente da comunidade do sul de Minas Gerais que passa a ter mais esse serviço”.
Em 2015 o Hospital Escola de Itajubá implantou o Programa de Tutoria do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), com investimentos oriundos do Fundo Nacional de Saúde (FNS), do Ministério da Saúde, estimados em R$1.600.000,00