17:27hs
Quinta Feira, 21 de Novembro de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1897
Regional
08/08/2018 09h00

IX Congresso Sul Mineiro de Laboratórios Clínicos movimentou São Lourenço

Encontro aconteceu entre os dias 03 a 05 de agosto e reuniu centenas de participantes

Imagens: Assessoria GSM

O tradicional evento é conhecido como o maior e mais importante encontro do país

Por Mariana Menezes

Nos dias 03,04 e 05 de agosto São Lourenço, no Sul de Minas, recebeu o IX Congresso Sul Mineiro de Laboratórios Clínicos.
Realizado pela AFARBICA - Associação dos Profissionais de Laboratório Circuito das Águas, o tradicional evento é conhecido como o maior e mais importante encontro do país, destinado exclusivamente para os profissionais dos laboratórios de pequeno e médio porte, profissionais da saúde, empresas e estudantes da área clínico laboratorial.

Estiveram presentes, na Área de Exposição, 22 expositores, sendo os maiores fabricantes e fornecedores de produtos e serviços da área, oferecendo a oportunidade de conhecer as novidades em equipamentos, produtos, serviços e excelentes oportunidades de negócios.

Durante os três dias de Congresso, os participantes tiveram diversas atividades visando o aprimoramento técnico, científico e administrativo. Na Programação Científica tiveram quatro cursos Pré Congresso, com carga horária de quatro horas cada curso, 18 palestras e workshops, com temas de saúde, comunicação e inovações tecnológicas do setor, ministrados por profissionais renomados da área.

Uma das palestrantes foi Francielly Duarte Alberti, Coordenadora de Assessoria Científica do Grupo São Marcos, de Belo Horizonte (MG), que falou sobre “Doenças Autoimunes e Exames de Diagnóstico e Acompanhamento”, segmento que apresenta constantes evoluções técnicas na área da medicina laboratorial.

Na palestra, foi mostrado que as causas das doenças autoimunes não são claramente estabelecidas. O que se sabe é que elas ocorrem quando o sistema imunológico, cuja principal função é produzir anticorpos, ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano. Existem em torno de cem tipos diferentes de doenças autoimunes. O diagnóstico é feito a partir do quadro clínico que o paciente apresenta e por meio de exames laboratoriais em que são pesquisados vários tipos de anticorpos, de forma distinta. . “O diagnóstico de cada doença autoimune é feito de forma distinta. Por isso, o laboratório deve ser bastante criterioso na avaliação prognóstica de algumas doenças autoimunes, sempre em conjunto com avaliação do quadro clínico”, afirma a Coordenadora.

Francielly destaca que eventos como o IX Congresso Sul Mineiro de Laboratórios Clínicos contribuem grandemente para a troca de conhecimento científico e técnico entre profissionais da área da medicina laboratorial. “A programação permitiu o compartilhamento de experiências entre laboratórios, estudantes e profissionais do meio, enriquecendo e permitindo a evolução das técnicas. O evento foi muito bem organizado e a estrutura da cidade colaborou bastante”, pontuou.

Francielly Duarte Alberti, Coordenadora de Assessoria Científica do Grupo São Marcos, de Belo Horizonte (MG)


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br