Caxambu começou a receber as 25 cidades que ficarão no município para os Jogos da Juventude (JOJU). O evento teve início nesta sexta-feira e deve reunir 800 pessoas aproximadamente. Durante três dias, haverá competições de futsal nos poliesportivos Jorge Curi e Julio Garcia e na Quadra Poliesportiva da escola Polivalente.
Os Jogos da Juventude, evento esportivo organizado pela Associação dos Municípios do Sul de Minas, abrange as categorias masculino sub 13 e sub 17. Todas as equipes ficaram alojadas em três escolas do município.
Os centros esportivos da cidade foram reformados e algumas manutenções foram feitas, como pinturas de traves e instalação de novos chuveiros nos vestiários. Ao todo, foram investidos entorno de R$ 15 mil.
A expectativa é que sejam injetados até R$ 40 mil na economia de Caxambu com os jogos, conforme informado pela Secretaria de Esportes e Lazer. Segundo o Assessor Especial da pasta, Waldir Tapetti, o alto número de pessoas no município é uma oportunidade para o comércio ser movimentado.
Além de contribuir com a economia caxambuense, o JOJU é também uma chance de resgatar os costumes do esporte na cidade. Para Waldir Tapetti, o esporte é a maior ferramenta de inclusão social do mundo. “Caxambu retorna aos bons tempos do esporte com os Jogos da Juventude. O esporte contribui para a formação do cidadão e poder proporcionar isso para as crianças é algo fundamental”, afirma.