08:44hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
21/03/2011 11h48

Minas Gerais Projetos mineiros são aplaudidos no Conselho Mundial das Águas

Minas: Projetos mineiros são aplaudidos no Conselho Mundial das Águas
Divulgação / Sectes
Secretário Narcio Rodrigues participa de encontro Conselho Mundial de águas
Secretário Narcio Rodrigues participa de encontro Conselho Mundial de águas

BELO HORIZONTE (18/03/11) - O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, surpreendeu, nesta sexta-feira (18) os membros do Conselho Mundial de Águas (Word Water Council) ao apresentar os dois projetos ligados à conservação e gestão de águas – Fundação Unesco/HidroEX e Cidade das Águas – que estão em implantação no Estado de Minas Gerais. Narcio falou para uma plateia atenta durante encontro do Conselho Mundial de Águas, que acontece na Cidade do Cabo, na África do Sul.

O secretário foi convidado de honra do encontro e além de apresentar o Unesco/HidroEX e a Cidade das Águas, convocou o Conselho a participar ativamente, orientando e “apadrinhando” estes dois projetos, que tratam prioritariamente da  Educação para as Águas. Os membros do encontro ficaram entusiasmados quando Narcio falou da parceria do HidroEX com a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa).

“Nosso Instituto está sendo criado para atender a América Latina e a CPLP, especialmente os países da África portuguesa”, informou Narcio. Durante o discurso o secretário falou da necessidade das entidades ligadas ao tema – e capitaneadas pela Unesco – se unirem para criar um Observatório Mundial das Águas, um sistema moderno ligando em rede várias instituições em todos os continentes.

De acordo com Narcio o objetivo deste audacioso projeto é o de  que, catástrofes naturais  como as que abalaram o Brasil recentemente -  no Rio de Janeiro e Santa Catarina, e agora essa tragédia no Japão -  possam ser previstas, avaliadas, estudadas  e lançadas em um grande banco de dados, com o objetivo de minimizar ao máximo seus efeitos. “Agora mais do que nunca, precisamos nos unir, todos , em busca de caminhos que levem a uma nova maneira de lidar, de consumir e de gerenciar os recursos hídricos”, alertou.

O secretário convidou a todos a conhecer de perto os projetos mineiros, que hoje já são considerados pela Unesco como referência para o mundo. Ele iniciou seu discurso agradecendo a Loic Fouchon, presidente do Conselho Mundial de Águas, Bem Braga, o brasileiro que faz parte do conselho do WWC, e especialmente a Andras Slollogy-Nagy, membro do Conselho e reitor do Unesco IHE (em Delft), o único Instituto Categoria I (que pertence diretamente à Unesco) no mundo.  Foi em Delft, que o governo de Minas foi buscar o modelo pedagógico para o HidroEX.

Andras Slollogy elogiou as iniciativas do governo mineiro e disse que o HidroEX chega em um momento muito oportuno já que o Unesco IHE não tem capacidade para atender às demandas  de formação de técnicos e especialistas em águas que chegam de todo o mundo. “Neste caso o HidroEX vai nos ajudar incorporando as demandas da África, que são absolutamente  urgentes quando o assunto é água, saneamento básico, produção de alimentos, segurança hídrica e inclusive saúde ”, enfatizou, lembrando que hoje a África padece de uma carência enorme de profissionais e tecnologias para minimizar seus problemas ligados à gestão dos recursos hídricos.

Durante o evento,  Narcio também mostrou o vídeo sobre a Cidade das Águas, com explicação minuciosa do projeto e de seus objetivos. O secretário foi amplamente aplaudido.

fonte: Agência Minas

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br