Vigilância Sanitária quer manter contre da população canina no município
A Vigilância Sanitária de Cruzília anunciou o adiamento do mutirão que previa a castração de cães da cidade. A força-tarefa estava marcada para ocorrer no próximo sábado (24). A ação é uma parceria entre o setor da saúde e a ONG Mãos Amigas. O motivo pelo qual a iniciativa foi suspensa não foi informado.
O mutirão, segundo a prefeitura, foi criado a partir da necessidade de o município minimizar a população canina. Uma das características já observada é a própria cidade, que tem grande fluxo de visitantes e, por isso, cães são abandonados em Cruzília.
Quando o projeto for executado, o Castramóvel deverá ficar estacionado na Praça Capitão Maciel, no centro da cidade. A castração abrangerá também os gatos. O Setor de Vigilância Epidemiológica espera castrar 70 animais. Ainda de acordo com o órgão, haverá uma lista de espera de mais 15 cães e gatos, entre machos e fêmeas, para serem esterilizados. O atendimento do Castramóvel acontecerá entre as 7h e às 17h.
De acordo com a Vigilância Sanitária, o município deu início ao levantamento da população canina na cidade, que até o momento é desconhecida. A administração municipal prevê ainda continuar com este tipo de trabalho na cidade, caso o mutirão de castração dê certo.