06:29hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
20/12/2011 08h56

Nacional Bombeiros permanecem de prontidão em municípios atingidos

Bombeiros permanecem de prontidão em municípios atingidos

O Corpo de Bombeiros continua de prontidão nos municípios atingidos pelas chuvas. Em Ouro Preto e Mariana, uma Força Tarefa com participação do Corpo de Bombeiros, Prefeituras, Guarda Municipal e Coordenadorias Municipais de Defesa Civil dos dois municípios desenvolve um trabalho unificado, batizado de Operação Inconfidentes. Um Posto de Comando instalado no Centro de Convenções de Mariana, trabalha de forma integrada nos desastres provocados pelas chuvas que atingiram os municípios de Ouro Preto, Mariana, Acaiaca, Barra Longa, Ponte Nova e alguns distritos.

 

Quarenta homens do Corpo de Bombeiros continuam o trabalho de vistorias em áreas de risco e alertas à população da região, além de apoiar as ações desenvolvidas pelas coordenadorias municipais de Defesa Civil dos dois municípios. Às 6h da manhã de hoje (19),  a Força Tarefa foi acionada para socorro a um possível soterramento em Mariana.  Uma mulher e duas crianças foram levadas para um abrigo da Prefeitura. A Defesa Civil Municipal de Mariana ainda não divulgou o número de desalojados, desabrigados mas todas as famílias já foram remanejadas para áreas seguras. A Força tarefa continua realizando o monitoramento das áreas de risco, principalmente em de Ouro Preto, que possui o maior número de construções em áreas de risco e uma ocorrência de deslizamento de encosta.

 

Os dois municípios foram atingidos pelas fortes chuvas entre os dias 15 e 17/12 provocaram deslizamentos, em diversos pontos. No dia 15, uma inundação do distrito Bandeirantes em Mariana, afetou cerca de 60% da área urbana.  Em Ouro Preto, o deslizamento parcial do  “ Morro da Forca”  derrubou 25% dos fundos de um supermercado, ferindo uma funcionária.  O helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, realizou diversos sobrevôos de monitoramento e reconhecimento das áreas de risco, remoção de pessoas e orientação preventiva das famílias residentes nesses locais. O saldo de destruição deixou cinco famílias desalojadas em Ouro Preto e 14 famílias desabrigadas . Em Mariana, 200 pessoas foram desalojadas e 88 pessoas desabrigadas.

 

Duas guarnições do Corpo de Bombeiros também atuaram, nesta manhã (19), nos municípios de Barra Longa e Acaiaca, na Zona da Mata, para avaliar a situação desses municípios. Em Acaiaca há várias residências em áreas de risco, com registro aproximado de 159 pessoas desalojadas. Ela é a 19ª cidade a decretar situação de emergência no Estado.

 

Em Florestal, RMBH, os bombeiros também permanecem mobilizados após a inundação que atingiu o município no dia último dia 17, causada pelo transbordamento do ribeirão Camarão. Um posto para coordenação das ações de resposta também foi montado na Prefeitura da cidade que teve quase metade de sua área urbana atingida, deixando 48 famílias desalojadas e 5 pontes destruídas.  Os trabalhos  estão sendo coordenados pelo Tenente Bombeiro Leonard Farah, do 1º Batalhão, em Belo Horizonte. Trinta e seis bombeiros atuam nessa operação, coordenada inicialmente pelo Comandante do 10º Batalhão (Divinópolis) Coronel Luiz de Matos. Parte do efetivo disponibilizado pertence a um grupo especializado em busca e salvamento em enchentes e inundações e bombeiros da área administrativa do 1º Batalhão, em BH, também foram remanejados para o local. Em todo o Estado, 1.036 homens permanecem em prontidão para atendimento às ocorrências relacionadas às chuvas.

 

Em Vianópolis, Região Metropolitana de BH, uma equipe de bombeiros do 2º Batalhão foi acionada, pela Cedec, por causa do rompimento de três barragens que teria atingido  algumas casas e a linha férrea, sobre o Rio Paraopeba. Ninguém se feriu.  O helicóptero Arcanjo do Corpo de Bombeiros realizou sobrevoos para a realização de monitoramento aéreo.

 

 

Para ajudar:

 

Em Florestal, as famílias estão recebendo ajuda humanitária como cestas . cobettores , colchões e água. Os donativos podem ser entregues ao Centro de Referência de Assistência Social do Município. Informações : 31- 3536.3089

 

Ouro Preto não precisa de donativos. Mariana recebe donativos no posto montado pela Defesa Civil Municipal na estação rodoviária, informações pelo telefone 31-3558.4412.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br