14:08hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
09/02/2017 15h55

Nicole Maciel é campeã mineira de Caratê

A atleta sãolourenciana de apenas 13 anos é faixa roxa e recebeu títulos nas categorias Kata e Kumite

Nicole Maciel na premiação da FMKI

Por Marina Ibba

No último dia 05, Nicole Maciel Cadeiras participou da cerimônia de premiação e confraternização da Federação Mineira de Karate Interestilos (FMKI), no Espaço Galemon, em Lambari (MG). Com apenas 4 anos e 8 meses de treinamento, a carateca, subiu ao pódio em 1º Lugar em duas modalidades, Kata e Kumite, na categoria infanto juvenil, que vai das faixas verde à preta, com jovens de 13 a 14 anos.

Esta é a quarta conquista consecutiva da jovem, que trouxe mais duas medalhas de ouro e dois títulos para casa. O evento contou também com a entrega de premiações e troféus aos Mestres das academias de Caratê participantes dos campeonatos durante o ano de 2016.

Hoje Nicole possui 67 Medalhas e 12 Títulos. A atleta de apenas 13 anos são-lourenciana acredita na sua capacidade e força de vencer, pois, para ela, estas são as engrenagens das vitórias e conquistas. Nicole também agradece ao COC (Instituto de Educação e Cultura – AEPA) de São Lourenço, sua escola, pelo patrocínio e pelo grande apoio.

Incentivo ao esporte no Município

Nicole pratica Caratê desde os oito anos de idade e sua família encontra dificuldades para conseguir subsídios para a participação da atleta em campeonatos. Segundo o pai da adolescente, José Henrique Cadeiras, os atletas do município deveriam ser mais valorizados. “Nunca tivemos apoio em São Lourenço. Minha filha faz Caratê atrás de um posto de saúde, no bairro N.S. de Lourdes, conhecido como Cafundó, em um chão de piso simples, que não é adequado para a prática. O mestre é muito bom, mas infelizmente ele não tem condições de ter uma academia. É realmente muito complicado”, conta. A atleta treina hoje com o Mestre Hermanins, mas a sua carreia foi acompanhada por muito tempo pelo Mestre Joaquim Felício, mais conhecido como Kiko, que devido à outros trabalhos, não está mais em São Lourenço.

A falta de apoio e incentivos não está presente apenas no Caratê. O projeto social São Lourenço Rugby está inscrito nos conselhos municipais da Criança e do adolescente e de assistência social (CMDCA e CMAS) e possui cerca de 90 atletas. Hugo Froés, coordenador do projeto, também comenta este cenário no município. “É atualmente o maior projeto social esportivo da região e o maior de Minas Gerais ligado ao Rugby, temos Título de Utilidade Pública Municipal e Estadual”, relata Hugo.

Além destes atributos, o São Lourenço Rugby é integrante do programa de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Rugby e já enviou atletas para seleções mineiras e recentemente para a Seleção Brasileira Juvenil. Hugo destaca ainda a participação dos times masculino e feminino no campeonato nacional, “Tudo o que conseguimos até agora foi apenas com apoio privado dos nossos patrocinadores e apoiadores e nenhum apoio do governo municipal, imagina se tivéssemos?”, reflete o treinador.

Aline Forasteiro, diretora de esporte e lazer do município, também esclarece algumas questões sobre o incentivo aos atletas em São Lourenço. A diretora afirma que o município ativou o ICMS Esportivo, que estava inativo há dois anos. Esta é uma das possibilidades oferecidas pelo Governo de Minas para a distribuição nos municípios dos valores arrecadados com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Com esta ativação, as cidades recebem o repasse financeiro por suas realizações no desporto e lazer, a parcela recebida por cada uma delas depende do fomento do esporte no município. “No próximo ano teremos verba extra do Governo Federal para ser direcionada aos atletas. Estamos também juntando documentos para ativar o Bolsa Atleta e o programa nacional Luta pela Cidadania”, relata Aline.

Sãolourenciana é campeã mineira

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br