Cachoeira do Remanso/Fotos: Divulgação
Um dos principais pontos turísticos de Bom Jardim está sendo reformado. O Parque Municipal do Taboão está recebendo melhorias de infraestrutura. Os serviços tiveram início em março de 2016 e devem ser encerrados em junho deste ano. A Prefeitura já investiu 7 mil reais aproximadamente.
O recurso já foi usado para a construção de dois banheiros e uma ducha; sinalização com placas informativas e indicativas para os turistas terem uma localização mais precisa, e trilhas foram feitas com melhores acessos e mais espaçosas.
A Secretaria de Turismo pretende ainda criar um ponto comercial dentro do Parque do Taboão e uma sede como ponto de entrada. Para o secretário da pasta e gestor do Parque, Felipe Teixeira, esta iniciativa é em benefício do próprio usuário. “Todas essas melhorias estão sendo feitas para melhor receber os turistas, que precisam também de um local acolhedor e completo”, ressalta ele.
Cachoeira das Crianças |
Cachoeira do Presépio |
O ponto comercial deverá ser alugado para que seja possível a instalação de um restaurante e lanchonete no local, já que “o visitante precisa de um espaço para a refeição”, afirma o Secretário.
O Parque do Taboão foi reconhecido como patrimônio municipal em agosto de 2013. Desde então, a Prefeitura realizou poucas melhorias no local. Apenas sinalizações e trilhas foram feitas, de acordo com Felipe Teixeira. O Parque abrange três cachoeiras, entre elas, a do Remanso. Para chegar até o local, o visitante precisa passar por uma trilha com uma ribanceira. O Gestor do Parque informou que um corrimão deverá ser colocado naquele caminho, trazendo mais segurança aos visitantes.
O Parque tem uma extensão de 37 mil metros quadrados. No passado, a área abrigava uma usina de energia, que distribuía eletricidade para Bom Jardim e cidades próximas. Agora, a usina deverá ser usada como um museu.
Construção do centro para refeições |
Cachoeira do Remanso |
O Secretário de Turismo, Felipe Teixeira, considera o Parque uma grande influência para o setor e também para a geração de empregos em toda a região. “O Parque é importante, porque através dele podemos impulsionar o turismo. Um dos nossos objetivos é chamar a atenção de empresários e investidores, já que o local atrai muitos visitantes. Podemos fazer dele uma fonte de renda”, conclui.