14:31hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
02/10/2014 16h52

ONG inova para ajudar prefeituras na área de acolhimento

IBTS criou a primeira ferramenta online do Brasil para elaboração de Diagnóstico e Plano de Acolhimento Institucional.

O Instituto Brasileiro de Transformação Social (IBTS) – associação sem fins lucrativos que presta consultorias na área de acolhimento – criou a primeira ferramenta online do Brasil para elaboração de Diagnóstico e Plano de Acolhimento Institucional. O método exclusivo apresenta-se como um importante instrumento de apoio aos municípios no reordenamento dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes.

“Para a prefeitura é muito fácil, ela responde algumas perguntas pela internet e recebe um diagnóstico elaborado” explica a superintendente do IBTS, Zânia Diório. Apesar da facilidade para as prefeituras a tecnologia impressiona. Foram utilizados vários estudos e documentos do governo federal para a ferramenta ser elaborada. “Foi um ano inteiro desenvolvendo os algoritmos para os cálculos necessários e, mais importante, para que o diagnóstico fosse feito de forma clara e precisa. O sistema gera centenas de indicadores. É muita coisa”, afirma. Apesar da facilidade, uma equipe ainda analisa os dados antes de se ter o diagnóstico final.

O sistema identifica com precisão a situação do acolhimento no município, contemplando as esferas de infraestrutura, gestão, recursos humanos e trabalhos com a rede. Com a sistematização dos dados coletados, os municípios podem ter uma visão mais transparente e organizada da realidade local. Além disso, o prazo para conclusão do trabalho é inferior se comparado aos métodos tradicionais de diagnóstico. Por ter um preço acessível, algumas prefeituras estão entrando em contato com o IBTS mesmo que o diagnóstico já esteja em andamento ou tenha sido realizado no município.

O relatório obtido por meio do cruzamento dos dados e análise técnica da equipe do IBTS mantém os padrões estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (MDS), proporcionando maior clareza daquilo que precisa ser priorizado. “Argumentos concretos contribuem não só com a captação de investimentos, mas também motivam a mobilização da comunidade em torno dos problemas apontados”, defende Zânia.

Prazo vai até 31 de outubro

O prazo para a entrega dos Planos de Acolhimento municipais encerra-se em 31 de outubro. A data vale para a maioria dos 1288 municípios que aderiram ao Termo de Aceite para recebimento dos recursos do cofinanciamento federal para expansão e reordenamento dos serviços de acolhimento para crianças, adolescentes e jovens de até 21 anos. O não encaminhamento do plano poderá implicar na suspensão dos repasses de recursos.

 IBTS

Com seis anos de experiência na área de acolhimento institucional, o know-how do IBTS e a sua metodologia na elaboração de projetos asseguram para os parceiros e para a comunidade a aplicação, a orientação e a supervisão adequada de projetos, revertendo os investimentos em benefícios e resultados sociais consistentes.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br