08:39hs
Sexta Feira, 22 de Novembro de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1897
Regional
09/02/2017 11h50

Parque Estadual Serra do Papagaio ganha novo conselho consultivo

A composição do conselho, no entanto, ainda pode sofrer alterações

O Parque Estadual da Serra do Papagaio (PESP) é um dos corredores ecológicos mais importantes do Sul de Minas por ser uma unidade de Conservação de Proteção Integral. A partir de agora ele terá um novo conselho que ficará responsável, entre outras coisas, por contribuir para a revisão do Plano de Manejo e integrar a Unidade de Conservação (UC).

A eleição para composição do conselho aconteceu na quarta-feira (08/02) e elegeu representantes de órgãos e entidades públicas e da sociedade civil organizada. O processo de formação, no entanto, passará por mais três etapas antes da divulgação do resultado final. Os eleitos cumprirão os trabalhos para o biênio 2017-2018.

O Parque tem diversos benefícios com um conselho atuante, como o aumenta do diálogo e a confiança entre o órgão gestor, comunidade local, órgãos públicos e instituições da sociedade civil; aumento da governança e o apoio político da UC junto às comunidades locais, setor privado, ONGs, instituições de pesquisa e amplia o conhecimento sobre a região e sobre o contexto político-institucional em que está inserida a UC, de acordo com o engenheiro florestal e gestor do PESP, Alberto Resende.

O Parque Estadual Serra do Papagaio tem o objetivo de proteger a biodiversidade da mata atlântica, os campos de altitude, os bosques de araucária, além das águas e as belezas cênicas da Mantiqueira. “A Unidade de Conservação contribui ainda para a melhoria da qualidade de vida do entorno, através da valorização das comunidades e das atividades que geram alternativas de renda ambientalmente sustentáveis, associado à realização de pesquisas científicas e ao desenvolvimento de projetos de educação e interpretação ambiental de recreação, e de turismo ecológico em contato com a natureza”, explica o gestor do parque Alberto Resende.

A ausência do parque ou a não proteção do mesmo causaria enormes prejuízos ecológicos e ambientais, como a perca da biodiversidade local, incluindo exemplares da flora e fauna em extinção, a diminuição de áreas naturais e a fragmentação de matas nativas.
Ao longo dos próximos anos, atividades e ações serão feitas no Parque, tais como a prevenção e combate a incêndios florestais; proteção a biodiversidade; Interação com as comunidades locais; programas de educação e interpretação ambiental; programas de manejo; pesquisas científicas e outras ainda em planejamento.

Parque Estadual Serra do Papagaio

O Parque Estadual da Serra do Papagaio abriga um importante remanescente de Mata Atlântica do Estado. Localizado na Serra da Mantiqueira, possui formações mistas de campos, matas e áreas de enclave com matas de araucária.
Na unidade de conservação, concentram-se as nascentes dos principais rios formadores da bacia do Rio Grande, responsável pelo abastecimento de grandes centros urbanos do sul de Minas.

Engloba importantes conjuntos montanhosos das Serras do Garrafão e do Papagaio, apresentando cerca de 50% da área com declividade acentuada e altitudes acima de 1.800 m. As encostas mais elevadas localizam-se no sul (Morro da Mitra do Bispo com 2149m) e ao sudoeste (Pico do Bandeira com 2357m na Serra do Papagaio). Situa-se numa área de rochas ígneas ácidas, representadas por granitos de granulação fina e grosseira. Interliga-se, geograficamente, com a porção norte do Parque Nacional do Itatiaia, permitindo uma proteção mais efetiva da flora e da fauna, por compor um conjunto montanhoso contínuo, legalmente preservado.

O Parque é uma importante reserva de diversas espécies de mamíferos, aves e anfíbios, convivendo e se reproduzindo graças à riqueza de ambientes e abrigos existentes. Destacam-se o mono carvoeiro, o lobo-guará, o papagaio do peito roxo e a onça parda.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br