06:44hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
02/02/2012 11h33

Parque Estadual Treinamento de técnicos - IEF/CER

Treinamento de técnicos - IEF/CER

No primeiro plano, Leandro Henrique Leite e AndressaSantos Chaves da Prefeitura de Baependi

Participantes do Treinamento de técnicos das prefeituras do CER-Serra do Papagaio.

Manno França, Assessor Especial da SEMAD e instrutor no treinamento

Aspecto geral do treinamento, com Manno França à direita e Maria Dorotéa ao centro.

 

 

Técnicos das prefeituras de Aiuruoca, Alagoa, Baependi e Itamonte, estiveram reunidos durante todo do dia 27 de janeiro, em Baependi, para se atualizarem quanto ao uso do Google Earth e o georreferenciamento. O treinamento, voltado, principalmente, para as ações de adequação do redesenho do Parque Estadual da Serra do Papagaio, foi uma iniciativa do IEF/SEMAD e foi ministrado pelo Assessor Especial da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, sr. Manno França.

 

O CER-Serra do Papagaio, como parte de suas atribuições, apoiou a iniciativa e fez o papel de mobilizador. Os técnicos que se apresentaram passam a fazer parte do núcleo técnico de apoio ao Consórcio, ampliando as possibilidades de ação do mesmo e reforçando o compromisso das prefeituras com o desenvolvimento local.

 

O principal objetivo do treinamento é ampliar a informação sobre a nova política de integração dos parques e comunidades do Estado, adotada pelo IEF. A proposta de redesenho do PESP, por exemplo, procura tirar do Parque as áreas produtivas, de moradia e de interesse das comunidades e realoca áreas de florestas e mananciais, áreas improdutivas e/ou de difícil acesso. Com isso o IEF procura atender aos anseios das comunidades vizinhas aos parques de todo o Estado.

 

De acordo com Manno França, são doze Unidades de Conservação-UC’s, em todo o Estado que passam por redesenho e reavaliação de traçado nesse ano. “Atualmente, temos à disposição ferramentas como o Google Earth, que chega a ter uma precisão de 1 a 4 metros, não há razão para não fazermos uma readequação de traçado que leve em conta detalhes como moradias, áreas de pastagens e outros usos, facilmente identificáveis. Antes, os técnicos do IEF/IBEGE e outros órgãos, trabalhavam sem o contato visual com as regiões, portanto, estavam mais propensos a cometerem erros que não favoreciam os parques e nem as comunidades”, completou.

 

Dando continuidade a este trabalho, em nossa região, serão feitos encontros com os proprietários de terras que se encontram nas áreas limítrofes do PESP e que ainda não tiveram sua situação resolvida com o IEF/SEMAD. Nestes encontros poderão conhecer a nova proposta de limites e discutí-la. Serão feitos 5 encontros, o primeiro em Itamonte, e na sequência, Baependi, Alagoa, Pouso Alto e Aiuruoca (veja o quadro para conferir as datas e mais informações). A importância dos técnicos capacitados neste primeiro momento vai além do apoio aos encontros, da mobilização e esclarecimento dos proprietários que têm terras nos limites do PESP. Maria Dorotéa, diretora Executiva da Fundação Matutu  propõe que estes técnicos, unidos aos já indicados pelas prefeituras consorciadas, venham a compor o núcleo de apoio do CER-Serra do Papagaio. O  trabalho não vai parar com o redesenho ou a regularização fundiária  do PESP, será cada vez mais abrangente dentro do Consórcio e o papel dos técnicos será o de continuar contribuindo com seus municípios, porém com uma visão mais ampla e estratégica no nível do Consórcio.  O CER-Serra do Papagaio terá também um portal na internet que, disponibilizará informações à população, inclusive dados georreferenciados sobre os municípios e o PESP.

 

Os técnicos manifestaram sua satisfação com o projeto e com o treinamento. “Agora é colocar a mão na massa e promover os encontros, afinal, a região da Serra do Papagaio será atendida em primeiro lugar entre as doze que vão passar por esse processo em 2012”, Diz Manno França.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br