12:56hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
27/06/2013 17h46

Personagens que fazem parte da Nossa História - Padre Pasquale Mauro (Pe. Pascoal Mauro)

Povo de Bom Jardim de Minas deve ao Padre Pasquale Mauro sua mais bonita e importante tradição

por José Francisco Mattos e Silva

 

Enganam-se aqueles que pensam que a história de Bom Jardim de Minas tenha começado ontem ou que a festa de Agosto é uma miragem contemporânea. Desde o ano de 1740 até 2013 são 273 anos de construção e durante todo este tempo a festa do Padroeiro foi celebrada religiosa e popularmente, expressão máxima da cultura do nosso povo já que ao longo dos últimos 140 anos é nossa festa de agosto o fiel da balança de toda a vida cultural, social e religiosa, mais celebrada do que o aniversário da cidade e mais do que qualquer outra manifestação cultural, a festa de agosto de Bom Jardim de Minas é a festa do povo bom-jardinense. Agosto para os bom-jardinenses é tempo de comemoração, celebração, é tempo de cantar: “Bom Jardim como teu nome é lindo, há séculos agradas a Deus, cada lar um canteiro florido, sob as chuvas das bênçãos do céu”.

Pasquale Mauro, nome de batismo, nasceu aos 17 de outubro de 1836, natural da cidade de Laurito, Província de Salerno, Região da Campania, no Sul da Itália. Filho legítimo de Filippo Mauro e Carmela Sagaria. Os seus irmãos eram: Giuseppe, Giovanni, Dorotea, Vincenzo e Antônio Mauro, sendo os dois últimos sepultados no cemitério de Bom Jardim de Minas, estando seus descentes até hoje na cidade.

Foi batizado no dia 18 de outubro de 1836 pelo Padre Francesco de Rosa, na Capela do Colégio Monte Carmelo, ordenou-o Diácono, no ano de 1860. Enfim, foi ordenado Sacerdote em 1861, sendo inscrito no clero da Paróquia de Laurito. Padre Pascoal Mauro, no ano de 1871, trocou a Itália pelo Brasil, vindo exercer seu Sacerdócio na Diocese de Mariana, à qual pertenciam as Dioceses de Juiz de Fora e Campanha.

O distinto Clérigo assumiu a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, segundo o registro da mesma, na cidade de Bom Jardim de Minas, aos 14 de dezembro de 1871, com intuito de conduzir os destinos e avanços espirituais daquela pequena porção do Povo de Deus, localidade na qual residiu até o dia 03 de maio de 1893 e, posteriormente, no período de 20 de novembro de 1898 a 02 de julho de 1900, quando retornou para sua terra natal, onde faleceu em 19 de julho de 1909.

Padre Pascoal Mauro, na ocasião da grandiosa Festa do Padroeiro de Bom Jardim comemoração realizada desde o início da povoação do lugar, visando o bem espiritual do Povo de Deus, realizou pela 1ª vez a solene procissão com a Imagem do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, no ano de 1873, nunca antes descida do seu altar-mor, que percorreu as ruas principais da então Freguesia, acompanhada por um grande número de fiéis, jamais visto até então. Exatamente em 2013 comemora-se 140 anos da realizaçao da procissão do Padroeiro.

O povo de Bom Jardim de Minas deve ao Padre Pasquale Mauro sua mais bonita e importante tradição, sem dúvida a festa de agosto, a festa do Padroeiro é patrimônio cultural imaterial, merece registro e proteção, para que as próximas gerações também usufruam deste tesouro herdado dos tempos da colonização e ganhou forma graças ao trabalho deste missionário italiano que nesta terra soube plantar flores em Bom Jardim e deixou-nos importante legado, a nossa festa do Padroeiro, merecendo homenagem a família Mauro, por ter em sua ancestralidade vulto tão importante para a história de nossa cidade.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br