12:29hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
27/06/2013 15h40

Personagens que fazem parte da Nossa História - Sebastião Araújo

Sebastiãozinho como era conhecido, deixou o seu legado na cidade de São Vicente de Minas

Sebastião Araújo, mais conhecido como Sebastiãozinho, nasceu em 09 de setembro de 1924, em Madre de Deus de Minas. Filho de Rita Filomena de Souza e Miguel Osvaldo Araújo, Sebastião estudou, na sua adolescência, no Colégio Santo Antônio em São João Del Rei.

Sebastião foi para a cidade de São Vicente de Minas onde conheceu Maria da Sé Araújo Conhecida como ‘Sezinha’, com quem se casou e teve 6 filhos:  Maria Ilidia Araujo Andrade, Vicente Paulo Araújo, José Francisco Araujo, Maria Cleide Araujo, Sebastiao Welington Araujo Junior, Cintia Maria Araujo

Sebastiãozinho levantava cedo todos os dias para ir à fazenda, onde se dedicava à pecuária leiteira e criação de Cavalo Mangalarga Marchador. Contador de casos, Sebastião aproveitava os intervalos do trabalho na fazenda para conversar com os funcionários, e assim o fez até 15 dias antes de ser hospitalizado.

Foi um dos fundadores do Sindicato Rural de São Vicente em 1971, permanecendo na presidência durante 20 anos. Foi suplente da Diretoria da FAEMG por duas vezes. Ganhou premio, por uma vez, honra ao Mérito de melhor sindicalista do Estado de Minas. Associado à Associação do Cavalo Mangalarga Machador desde 1979, recebeu uma homenagem da instituição pela sua dedicação e empenho no criatório da raça.

Sebastião tinha consciência do papel social do homem e sempre abraçava as causas públicas com carinho, amor e dedicação. Católico, homem de fé, devoto e afilhado de Nossa Senhora Aparecida, sempre participava de leilões de festas da igreja ajudando toda a comunidade.

Líder político e sindical. Sebastião Araújo foi vereador durante 22 anos sendo por quatro anos Presidente da Câmara e depois Presidente do Sindicato Rural durante 20 anos. Gostava de ajudar as pessoas sempre que podia e tinha como lema de vida “faça sempre o bem sem olhar a quem”.

Sebastião se fez um bom irmão, sempre pronto para ajudar e acolher, ótimo filho, carinhoso e dedicado aos seus pais e um exemplo de pai acolhedor, amoroso, sempre recebia seus filhos com um sorriso de alegria e satisfação fazendo que os sentisse importantes e amados.

Nas horas de lazer Sebastião gostava de ouvir música cantar, tocava diferentes instrumentos musicais. “Nas saudosas férias na fazenda ao final da tarde sentávamos todos na varanda para escutar suas histórias e ouvi-lo tocar gaita, violão, acordeom e cantar com minha mãe”, declarou Maria Cleide, sua filha.

Quando viajava gostava de ir para praias, amava o mar e era um bom nadador.  No futebol, era cruzeirense e flamenguista torcia e assistia aos jogos como torcedor apaixonado. Sebastião tinha muitos amigos, sempre tinha uma palavra amiga, um caso a contar, um sorriso a oferecer. Sebastião era firme em suas decisões, mas sempre educado e se preciso flexível com as pessoas.

Em 19 de julho de 2010 Sebastião Araújo faleceu, na Santa Casa da Misericórdia em São João Del Rei, deixando uma saudade imensa em familiares, amigos e toda a comunidade de São Vicente de Minas.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br