Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital de São Lourenço
O Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital de São Lourenço deve começar captar o alimento a partir de junho próximo. A instituição hospitalar inaugurou o banco de leite no início de abril deste ano. O posto, no entanto, ainda não está em total funcionamento devido a questões burocráticas.
De acordo com o hospital, para que houvesse captação de leite em toda a cidade era necessária uma parceria com outros órgãos. Na última semana, o pronto socorro fechou acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, que recolherá o leite nas residências das doadoras.
A coleta deve ser iniciada no fim de junho. Equipes do Corpo de Bombeiros deverão fazer a captação todas às quintas-feiras. Mães em amamentação poderão fazer a doação ao hospital de forma voluntária. Antes, porém, será necessário ir até a unidade hospitalar para fazer um acompanhamento médico.
“As mães passarão por uma triagem e orientações e seus bebês por uma consulta pediátrica, uma vez que não são todas as mães que têm condições de doar o leite. Nós distribuiremos ainda um kit com luvas, potes para armazenar o alimento, tocas e máscaras. É importante que, antes de decidir doar o leite, a mãe venha nos procurar para darmos as informações corretas”, salienta a enfermeira do Hospital São Lourenço, Renata de Castro.
Atualmente, o Posto de Coleta de Leite Humano tem em seu armazenamento apenas o leite das mães de bebês recém-nascidos internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do hospital. Até esta sexta-feira (19), a ala tinha quatro crianças prematuras.
Para alimentar os nenéns, que estão na UTI Neonatal, o hospital utiliza o que chamam de fórmula –produto artificial feito do derivado de leite de vaca–. O Posto de Coleta de Leite Humano, evitará o uso deste alimento e poderá fornecer aos bebês leite materno.
O leite coletado será enviado para Varginha (MG), onde será feita a pasteurização do mesmo e depois que retornar será armazenado no Posto de Coleta do Hospital de São Lourenço. É importante ressaltar, contudo, que o alimento será destinado apenas aos bebês que estão internados na UTI Neonatal da unidade.