08:33hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
29/06/2011 11h50

Pouso Alto Governador Anastasia

Consórcio de Ecodesenvolvimento Regional da Serra do Papagaio

No encerramento da Semana do Meio Ambiente, governador participa de cerimônia de criação
do consórcio de ecodesenvolvimento da Serra do Papagaio, em Pouso Alto

 

Em solenidade com a participação de diversas autoridades políticas estaduais e regionais, o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, instalou em Pouso Alto, no dia 11 de junho, o CER Serra do Papagaio (Consórcio de Ecodesenvolvimento Regional da Serra do Papagaio). O evento marcou o encerramento da Semana do Meio Ambiente. Trata-se do primeiro consórcio público do Brasil voltado para o ecodesenvolvimento, e que contará em sua estrutura com um conselho participativo formado por representantes da sociedade civil.
Em seu pronunciamento, o prefeito de Pouso Alto, Vicente Wagner Guimarães Pereira, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da instalação do Consórcio para o desenvolvimento e a integração regional.
Para o presidente do CER Serra do Papagaio, prefeito de Itamonte Marcos Tridon de Carvalho, a criação do consórcio é um momento histórico para Minas Gerais e o Brasil. “Nós, que vivemos na região, sabemos da importância de preservação do meio ambiente. O consórcio nos abre uma porta significativa. Estamos unidos e juntos com a Fundação Matutu para que esse consórcio seja uma referência para o país”, disse o prefeito durante seu pronunciamento.
O presidente da Fundação Matutu, Guilherme de Melo França fez a entrega de uma placa comemorativa aos prefeitos integrantes do CER Serra do Papagaio e ao governador Anastasia. Em seu pronunciamento, Guilherme destacou o início da Fundação – “formada por pessoas dos mais diferentes segmentos sociais e formação intelectual, mas com o mesmo objetivo”, disse.
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, ressaltou a importância da iniciativa para uma maior integração regional e estadual. Adriano Magalhães lembrou que o evento marca o encerramento da Semana do Meio Ambiente. Ele anunciou que o Governo de Minas vai liberar cerca de R$ 300 mil para o desenvolvimento de programas e projetos do CER da Serra do Papagaio.
Em seu discurso, Antonio Anastasia afirmou que a preservação e conservação do meio ambiente deve se desdobrar em outras ações para o fortalecimento da economia local e do turismo na região. “Temos certeza que teremos aqui uma reserva modelo, porque hoje a questão ambiental se desdobra muito mais do que a questão da conservação e preservação em si. Nós sabemos que temos atividades econômicas fortíssimas vinculadas a essa preservação. Nós temos o turismo, a pesquisa e, por isso, temos em mãos um patrimônio imensurável que deve ser revertido em prol do povo mineiro. Esse consórcio, portanto, recebe nosso aplauso, o estímulo do governo e, naturalmente, a determinação de fazer todo o possível para que se torne de fato um exemplo para o país”, disse o governador de Minas.
Participaram da solenidade os prefeitos de Aiuruoca, Paulo Roberto Senador; Alagoa, Sebastião Mendes Pinto Neto; e Baependi, Efraim Lemos, além dos deputados Tiago Ulisses, Duarte Bechir e Leonardo Moreira.

 

Guilherme França, presidente da Fundação Matutu, idealizadora

do CER, em parceria com os prefeitos de Aiuruoca, Alagoa, Baependi,

Itamonte e Pouso Alto

 
 


Consórcio

O Consórcio de Ecodesenvolvimento Regional da Serra do Papagaio tem como objetivo atuar na gestão ambiental integrada e no fomento de atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental do entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio. O Consórcio foi idealizado pela Fundação Matutu, com a participação dos prefeito das cidades de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto, que atuarão em conjunto no projeto.
Com a criação do CER Serra do Papagaio, a expectativa é que coçações naturais para atividades econômica sejam melhor aproveitadas, como o turismo e a produção de mel, queijo, doces e leite. O clima frio da região também favorece o cultivo de morango, framboesa, ameixa entre outras frutas. O óleo extraído da Candeia, planta abundante na região é outro potencial econômico. Esse óleo é matéria-prima para a produção de protetor solar e pomada para queimaduras.
O Governo de Minas, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), recuperou 2,9 mil hectares de florestas em 240 áreas localizadas no entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio, desde 2007. O IEF investiu R$ 655,7 mil na reforma da casa que funciona como sede o parque e do galpão de manutenção e na construção de um escritório para o grupamento da Polícia Militar de Meio Ambiente. Também foram construídos um heliporto, uma residência funcional e um sistema para o tratamento de esgoto.
Criado em 1998, o Parque Estadual da Serra do Papagaio – importante remanescente de Mata Atlântica do Estado – abriga um extenso corredor ecológico de 22.917 hectares, refúgio de diversas espécies de mamíferos, aves e anfíbios. A Unidade faz fronteira com o Parque Nacional de Itatiaia e abrange os municípios de Baependi, Aiuruoca, Alagoa, Itamonte e Pouso Alto. O cenário local se torna ainda mais belo graças aos seus afloramentos rochosos, as serras da Canjica, Garrafão, Careta, Três Marias, Santo Agostinho e Papagaio são maravilhas pontuais; mas, juntas, elas formam um único e verdadeiro mar de montanhas, que variam entre 1.300 e 2.359 metros de altura. Por suas características geomorfológicas, riqueza e diversidade biológica, a Serra do Papagaio abriga, ainda, as principais fontes de água que alimentam as bacias hidrográficas dos rios Aiuruoca, Baependi e Verde, afluentes da bacia do Rio Grande.

Barragens

O governador disse ainda que autorizou ao Instituto de Gestão das Águas (Igam) estudo para a construção de barragens em municípios e regiões que sofrem os efeitos da chuva, durante o Verão. Para Antonio Anastasia pequenas obras podem evitam grandes transtornos para as comunidades. O primeiro projeto irá contemplar a cidade de Pouso Alto.
Anastasia também recebeu o título de Cidadão Honorário de Pouso Alto, por solicitação do vereador Wender Evandro Torres (Torresmo), aprovado por unanimidade pelos outros oito vereadores da Casa.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br