A Prefeitura de Alagoa foi a primeira do país a ingressar na campanha do Laço Vermelho, promovida pela UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids) e ABM (Associação Brasileira de Municípios).
Desde o dia 25 de novembro foram desencadeadas ações para difusão da informação sobre Aids. A equipe do PSF abraçou a causa e assumiu o compromisso de desenvolver as ações de divulgação de folders e laços vermelhos e distribuição de preservativos.
No dia 1º de dezembro – o Dia Mundial de Luta contra a AIDS – a Escola Estadual Maria do Carmo Lima Pinto abriu as portas para receber o prefeito Sebastião Mendes Pinto Neto, o secretário de Governo, Osvaldo Filho, a coordenadora do PSF, Eliane Sena, e sua competente equipe.
O prefeito Tiãozinho declarou aberta a campanha do Laço Vermelho às 20h e a coordenadora do PSF, Eliane Sena, deu início numa palestra dinâmica e descontraída sobre Aids, recebendo a atenção dos alunos – jovens e adolescentes – do Ensino Médio.
Coube à psicóloga do PSF, Maria Isabel Barbosa, a explicação do significado do laço vermelho, criado como uma forma de homenagear os mortos pela Aids e também para ajudar na conscientização sobre a seriedade da epidemia. É, também, o símbolo internacional da consciência sobre o HIV e criado em 1991 pela convenção dos artistas "Visual Aids", em Nova York, inspirado nas faixas amarelas que condecoravam aos veteranos da Guerra do Golfo.
A enfermeira Eliane Sena chamou atenção para dados estatísticos do dia 1º de dezembro de 2010: cerca de 250 mil brasileiros não sabem que estão infectados por HIV e aproximadamente 630 mil pessoas vivem com HIV no Brasil.
A agente de Saúde Tânia Chaves explanou os conceitos da Aids enquanto a enfermeira Jussara Almeida discorreu sobre as maneiras que se transmite a doença. Já a médica Ana Clara explicou as maneiras de prevenção.
“Prevenção e conscientização são os objetivos da prefeitura de Alagoa nesta campanha”, frisou o secretário de Governo Osvaldo Filho, com a finalidade de deixar claro o papel da Prefeitura nesta importante mobilização mundial.
Em homenagem aos que morreram com o vírus HIV foi executado o Hino Nacional, um ato de respeito e solidariedade.
Por fim, o prefeito Tiãozinho reforçou a campanha desejando muita saúde para todos e deixando a equipe de Saúde à disposição de todos para dar suporte às dúvidas dos alunos. Também agradeceu a todos que se empenharam para a realização da campanha do Laço Vermelho em Alagoa.
Ficam aqui registrado os agradecimentos oficiais da Prefeitura de Alagoa à equipe do PSF, à Secretaria Municipal de Saúde, à Secretaria Municipal de Governo, à Escola Estadual Maria do Carmo Limpa Pinto, aos comércios que aderiram à campanha. Também à AMM (Associação Mineira de Municípios) e ao Ministério da Saúde, que divulgaram nota de Alagoa em seus portais para intensificar a campanha. E é claro, à Unaids e ABM pela realização da campanha Laço Vermelho.
Com laços vermelhos espalhados por vários pontos da cidade, estabelecimentos comerciais e de saúde distribuindo gratuitamente preservativos, palestra diretamente para os jovens de Alagoa, a Prefeitura faz a sua parte na luta contra a Aids.
A campanha do Laço Vermelho encerrou no dia 5 de dezembro, mas a luta continua.
Fonte: Prefeitura de Alagoa