02:15hs
Sexta Feira, 22 de Novembro de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1897
Regional
25/03/2017 11h52

Primeiro transplante de fígado do Sul de Minas é realizado em Itajubá

A cirurgia aconteceu no dia em que a cidade celebra 198 anos

De acordo com o HE, a cirurgia durou cerca de 4 horas/Foto: Divulgação-Hospital

A equipe de Transplante de Rins e Fígado do Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Itajubá (HE) realizou, no último dia 19 de março, seu primeiro Transplante de Fígado. Com a operação Itajubá torna-se a única cidade da América Latina, com menos de 100 mil habitantes, a realizar um transplante de fígado. Além do fígado, a instituição está autorizada pelo Ministério da Saúde e pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT) a realizar transplantes de córneas, rins e coração.

De acordo com o HE, a cirurgia durou cerca de 4 horas e o estado de saúde do paciente transplantado, até a tarde de sexta-feira (24), é estável. O Diretor Administrativo do HE, Fábio Cavichia Montanari, em entrevista coletiva, declara que esta é uma conquista do hospital e também da região. “Eu gostaria de agradecer á todo o time por essa conquista, que é nossa, da instituição e principalmente da comunidade do sul de Minas Gerais que passa a ter mais esse serviço”.   

O cirurgião especialista em aparelho digestivo e coordenador do Programa de Tutoria HE - Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Marcelo Bruno de Rezende também comentou a operação. “O transplante transcorreu muito tranquilo e com muita segurança. É a realização de um conjunto de pessoas que se propuseram a fazer a diferença na área de saúde do Sul de Minas. Um feito grande para o Hospital Escola”, relata.

Em 2015 o Hospital Escola de Itajubá (HE) implantou o Programa de Tutoria do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), com investimentos oriundos do Fundo Nacional de Saúde (FNS), do Ministério da Saúde, estimados em R$1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil reais). O ponto de partida foi o diagnóstico das necessidades do HE e melhorias nos processos para o credenciamento.

O Programa de Tutoria HIAE, para além do transplante, contempla o serviço de captação de órgãos, alinhado ao MG Transplantes e SAMU (que disponibiliza a aeronave de resgate) desde agosto de 2016. A primeira captação aconteceu em parceria com o Instituto do Coração (InCor), na qual foram retirados os órgãos de um homem de 34 anos, que morreu de traumatismo craniano no HE.

Localizado no município de Itajubá o Hospital é mantido pela Associação de Integração Social de Itajubá (AISI) e compõe o grupo de “Hospitais Referência” na macrorregião Sul do Estado, em procedimentos hospitalares de média e alta complexidade. É referência direta para 15 municípios: Itajubá, Brazópolis, Conceição das Pedras, Consolação, Delfim Moreira, Gonçalves, Maria da Fé, Marmelópolis, Paraisópolis, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho, São José do Alegre, Sapucaí Mirim e Wenceslau Braz.

Antes de Itajubá, os transplantes de fígado em Minas Gerais eram credenciados apenas para hospitais de Belo Horizonte (MG) e Montes Claros (MG).

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br