10:56hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
18/12/2012 09h12

Professor vai doar 80% de seus 30 mil enfeites de Natal a crianças

Holandês coleciona enfeites há 48 anos e deixa casa decorada o ano todo.

Seja bem vindo, você vai entrar no "Castelo das Árvores de Natal". A frase abre as portas da casa do professor de idiomas Van Dijk, nascido na Holanda e colecionador de enfeites de Natal por quase toda a vida. São mais de 30 mil itens espalhados por todo o local, em Passos (MG). O amor pela data sazonal começou na infância, quando esse era o único período do ano em que ele podia sair do internato para visitar a mãe na Alemanha. Agora, depois de quase 50 anos colecionando, o professor promete que vai doar a maior parte da coleção para as creches da cidade.

A frase em holandês escrita na entrada da casa se refere aos 124 pinheiros de ciprestes e araucárias que formam uma fortaleza verde natalina, plantados pelo próprio dono da residência. A sala da casa está toda decorada, mas é no terceiro piso a maior atração. Ao subir para o piso superior, os enfeites natalinos já começam pelas escadas, e por todo o andar de cima há milhares deles. A maioria foi comprada na Alemanha e Holanda, alguns ganhados de presente. Até a roupa de cama no quarto é temática.

Professor holandês irá doar 80% de seus 30 mil enfeites de Natal. (Foto: Reprodução EPTV / Luciano Tolentino)
Professor holandês irá doar 80% de seus 30 mil enfeites de Natal. (Foto: Reprodução EPTV / Luciano Tolentino)

O primeiro enfeite da coleção é uma árvore que fica no quarto do professor. Ele ganhou o enfeite de presente da mãe em 1964, dois anos após chegar ao Brasil. "Meu amor pelo Natal começou quando eu estava nos internatos na Holanda, nos quais eu fui criado, e eu só podia sair uma vez no fim do ano pra visitar a minha mãe. E era uma festa de Natal, com neve, com lágrimas, com poesias, presentes, pinheiros, então foi surgindo esse gosto", conta Louis Marie William Frans Driessen Van Dijk.

O professor Van Dijk veio para o Brasil como intérprete no Rio de Janeiro (RJ). Chegou ao Sul de Minas quando veio trabalhar em Furnas, bairro de São José da Barra (MG). Conheceu a terceira esposa e se casou, ficando de vez na região.

Van Dijk começou a decorar a casa em 1968 e ela fica assim o ano todo! Nem o banheiro escapa. A banheira tem bolas de Natal de todos os tamanhos, e peças e adesivos enfeitam até o bidê e o vaso sanitário. "Contando todas as árvores, são 860, velas são mais de 1,5 mil”, afirma Van Dijk, contabilizando todos os enfeites.

Além disso, a decoração toda tem 15 mil lâmpadas coloridas. Limpar tanta coisa não é tarefa fácil. “Pra falar a verdade, nenhuma empregada fica”, conta rindo. “Não tem condições de limpar direito”.

Foram 48 anos juntando todo o material, uma decoração que enche os olhos. Mas o que é visto hoje na casa de Van Dijk ficará guardado apenas na lembrança. O professor vai doar os enfeites. Van Dijk perdeu parte da visão por causa da diabetes, e precisa de espaço na casa. “Eu vou doar 80% para as crianças”, diz ele.

Mas ele afirma que, apesar de ter que se desfazer da decoração, a paixão pelo Natal jamais será desfeita. “Tem gente que gosta de carnaval, meu tudo é Natal”, finaliza.

Na casa do professor Van Dijk, até a banheira é decorada de Natal. (Foto: Reprodução EPTV / Luciano Tolentino)
Na casa do professor Van Dijk, até a banheira é decorada de Natal. (Foto: Reprodução EPTV / Luciano Tolentino)
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br