Gilclér Regina
Sabe quem é o seu maior concorrente? É você mesmo! A sua limitação é imposta por você mesmo e não pelas outras pessoas... a maior barreira para o seu sucesso é criada por você, diminuindo-se diante das dificuldades ou diante do sucesso dos outros.
Veja esta história: O tenista estava ganhando o jogo no U.S. Open e precisaria marcar só mais um ponto para vencer a partida. O que impressionou é que até aquele momento crucial o narrador da partida disse algo que pareceu simplesmente inacreditável.
Ele disse que o atleta que vencia o jogo havia olhado o placar apenas três vezes durante toda aquela tarde. Ao invés de se preocupar com o placar, aquele campeão do esporte tinha apenas se concentrado em suas próprias tacadas, fazendo com que cada uma delas o aproximasse mais da vitória.
Esse fato me lembra da história do cortador da pedra de mármore que após bater 100 vezes na pedra com a sua marreta, não viu nenhum sinal da mesma vir a se quebrar, mas na sua centésima primeira batida à pedra se parte como uma espuma cortada na guilhotina.
Será que foi a última batida que a fez cortar-se ou foram o conjunto e a regularidade de todas as outras batidas?
No banco da vida você só pode retirar da sua conta àquilo que você tiver depositado nela... a vida não é uma coincidência... a vida é uma consequência e ao mesmo tempo não é uma emergência e sim uma maratona. Para chegar ao topo, ao destino, à meta é preciso concentrar-se no caminho.
No caso do tenista, ele percebeu que o seu maior adversário era ele mesmo e não o outro jogador. Quando nos deparamos com obstáculos, ou achamos um jeito de superá-los ou procuramos desculpas.
Infelizmente é o que a maioria das pessoas fazem. A verdade daqueles que vencem segue a seguinte regra: comece com o que você pode, e não pare por causa do que você não pode.
Essas verdades são totalmente aplicáveis no mundo corporativo. Um exemplo para o mundo de vendas é que o sucesso não está na realização da venda, mas ele depende inteiramente da maneira como é conduzido, isto é, a forma como se relaciona com os clientes e mesmo futuros possíveis compradores.
Nem todo mundo consegue estabelecer uma relação íntegra com sua clientela, e sem esta espécie de relacionamento dificilmente um vendedor conseguirá efetuar muitas vendas.
Se levarmos esse conceito para a família, para o relacionamento das pessoas, a felicidade depende de você fazer a sua parte e não criar expectativas sobre o outro. Parece uma maneira simples de ver a vida... o engraçado é que é assim mesmo que funciona. Porém, muitas pessoas tem o “dom” de transformar o fácil em difícil.
Podemos sim cada um de nós fazer a sua parte, mas podemos fazer mais e melhor em nossas vidas. O ideal é concentrar-se mais no passo seguinte do que na vitória, lembrando afinal que a vida é mesmo uma maratona e com os passos firmes certamente muitos bons resultados virão, independentemente de momentos difíceis.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!