17:08hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
12/02/2015 16h07

Samu 192 começa a operar em Aiuruoca

Prováveis mudanças ainda deverão ocorrer para melhor organizar o fluxo da assistência do serviço.

Mais uma conquista para a melhoria da Atenção à Saúde da População de Aiuruoca: na sexta-feira, 30 de janeiro, a secretária de Saúde Suely de Andrade Arantes e o prefeito Joaquim Mateus de Sene participaram da Inauguração do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) na região do sudeste.

O prefeito recebeu das mãos do governador de Minas, Fernando Pimentel, a chave da ambulância do SAMU, que ficará na Base Móvel, em Aiuruoca, atendendo a região programada pelo Consórcio do SAMU “CISSUL, de Varginha”. Inicialmente as cidades de Aiuruoca, Serranos e Seritinga serão atendidas por esta ambulância. Ainda há muitos problemas a serem resolvidos, tendo em vista que este processo de instalação das “Bases do SAMU” foi iniciado e aprovado por governos anteriores. Prováveis mudanças ainda deverão ocorrer para melhor organizar o fluxo da assistência deste serviço.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa tripartite (Federal/Estadual/Municipal), que tem por finalidade oferecer socorro à população nos casos de urgência e emergência. Com estrutura equipada e profissionais qualificados o serviço (SAMU 192) reduz consideravelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e consequências decorrentes da falta de atendimento em tempo hábil.

Ao chamar o SAMU pelo telefone 192, o cidadão será atendido por técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos reguladores, que orientam de acordo com a situação relatada pelo solicitante ou encaminham uma unidade móvel para o local de atendimento. A equipe SAMU 192 é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. Farão parte da rede 34 Unidades de Suporte Básico e 9 Unidades de Suporte Avançado, distribuídas por 33 bases descentralizadas e a Central de Regulação nos municípios do Sul de Minas.

“Breve haverá a inauguração da Base de Aiuruoca, mas o serviço já está em funcionamento. Contamos com a colaboração de todos para a continuidade e efetividade deste serviço. Estamos aguardando o repasse de algumas informações para divulgar corretamente como irá funcionar o SAMU em nossa região. Quem desejar obter mais detalhes pode acessar a site do “CISSUL” Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas, responsável pela regulação deste serviço e contratação de profissionais que irão trabalhar”, destacou a secretária Suely de Andrade.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Aiuruoca

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br