10:28hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
30/10/2012 14h47

São Vicente de Minas Personagens que fazem parte da Nossa História - José Durço Pereira

Personagens que fazem parte da Nossa História - José Durço Pereira

 

José Durço  Pereira  nasceu no Distrito  de São Vicente, hoje São Vicente de Minas,  no dia 30 de Agosto de 1906, onde casou-se com Filomena Sábato Pereira,  que foi conhecida nesta cidade como “  Dona  Fifi, com quem teve 11 (onze) filhos.

O Sr. José Durço tinha como profissão pedreiro e futuramente foi o primeiro construtor licenciado do então distrito, hoje cidade, profissão esta que na época substituía o Engenheiro responsável pela obra.

Entre outras construções em que foi o responsável, trabalhou na edificação da torre da atual  Igreja Matriz, além de ter  construído muitas casas em São Vicente, principalmente casas para os menos favorecidos.

Juntamente com o Sr. Sebastião Guedes, conhecido como Tatão Guedes, trouxe um grande impulso para o Município, na venda de muitos lotes , notadamente onde se encontra hoje o Cruzeiro Novo.

Durante 25 (vinte e Cinco) anos  foi também  empresário no ramo de cerâmica, na época chamado de olaria, onde forneceu tijolos para grande parte da população de São Vicente, para a construção de suas casas.

Possuiu diversos fordinhos 29 (vinte e nove), automóvel na época muito conhecido,  carros estes que prestavam grande serviço á comunidade, através de viagens , que na maioria das vezes, não eram cobradas , principalmente das classes menos favorecidas e, na maioria das viagens, para tratamento de saúde.

Foi Delegado de Polícia, também na  época cargo que era nomeado, durante 15 (quinze) anos, cargo este muito espinhoso, porém o exerceu com muita justiça e honestidade.

Juntamente com o Sr. Sebastião Guedes, doou o terreno  para a construção do primeiro   Grupo Escolar da Cidade, construído na época pelo então Prefeito Dr. José Penha Villela, denominado “ Grupo Escolar Visconde de Arantes”, grupo este que foi construído pelos empreiteiros José Durço e Sebastião Guedes,

Foi político e fervoroso seguidor do então Prefeito Dr. José Penha Villela, onde por diversas vezes foi nomeado Delegado de Polícia.

Juntamente com o Sr. Paulo Bartoldy, muito conhecido no ramo de laticínios e, possuía na época uma patrol, construiu a estrada  ligando o município até a fazenda da Tubarana, estrada esta que no futuro ligaria o município de São Vicente ao município de Serranos.

Foi o intermediário e o grande responsável pela troca do terreno onde hoje se localiza o  Colégio Marista, por outros terrenos no alto do Cruzeiro, terrenos estes pertencentes ao Sr. Sebastião Guedes.

Infelizmente, no dia 14/02/1973, faleceu prematuramente, aos 64 (sessenta e quatro) anos, deixando muitas saudades a todos os conterrâneos que até hoje recordam do muito conhecido e popular Sr. José Durço. Que Deus o tenha sempre presente entre todos nós.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br