10:49hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
30/10/2012 14h41

São Vicente de Minas Professor Bruno Carielo participa da Academia Brasileira de Treinadores

Professor Bruno Carielo participa da Academia Brasileira de Treinadores

 

Bruno Carielo é professor de Educação física no Colégio Marista de São Vicente de Minas e sempre foi lembrado e reconhecido pelos moradores da cidade pela sua total dedicação e amor ao seu trabalho e ao esporte.

No dia 19 de setembro Bruno alcançou mais uma conquista e prestigio pessoal e profissional: passou no  processo de seleção nacional do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), através do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), para o ingresso na Academia Brasileira de Treinadores (ABT), onde 832 candidatos  disputavam as 102 vagas. A seleção foi dividida em duas fases: após a prova, a segunda foi análise de currículo, onde foram  avaliadas todas as conquistas acadêmicas e esportivas alcançadas por cada treinador.

Desde 16 de Outubro o professor de São Vicente está no Rio de Janeiro  participando do programa de capacitação, que tem como objetivo complementar por meio de atividades educacionais, a formação profissional de treinadores do esporte de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados no esporte olímpico. A aula inaugural, realizada no auditório do Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, contou com a presença do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, do superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire, e do Superintendente do IOB, Augusto Heleno Pereira, além do treinador da Seleção Brasileira de vôlei, Bernardinho.

Idealizador da ABT, o presidente do COB desejou boa sorte aos novos alunos e ressaltou a importância do trabalho do treinador para o sucesso de uma equipe ou de um atleta. “Eu acredito que a formação do treinador é fundamental para os atletas brasileiros. Agradeço aos treinadores aqui presentes por entenderem o espírito e os benefícios que serão dados. Sempre teremos em mente o atleta. É para isso que trabalhamos. Em benefício do atleta e consequentemente a juventude brasileira. Todo o esforço que está sendo feito no Brasil para poder realizar os Jogos Olímpicos Rio 2016 tem como meta o futuro do esporte brasileiro. Não será só até 2016, será pós-2016. Tenho a certeza de que iremos crescer com a ABT e os maiores beneficiados serão os atletas brasileiros”, declarou Nuzman.

Após as boas vindas de Nuzman, os treinadores foram brindados por uma inspiradora palestra do treinador campeão olímpico Bernardinho. O comandante da Seleção Brasileira masculina de vôlei nas últimas três edições de Jogos Olímpicos falou sobre diversos aspectos do papel do treinador perante o atleta.  

“Estou participando de um momento histórico no Brasil, pela primeira vez os maiores técnicos  do pais se juntam para discutir e estudar o futuro do esporte nacional e eu  sou o  único do interior a fazer parte deste momento”, afirma Bruno Carielo.

Os cursos da ABT têm duração de dois anos e o IOB pretende abrir turmas anualmente sempre para três ou quatro modalidades olímpicas diferentes. Até 2018, a ABT pretende formar 432 técnicos em 14 modalidades

Entre os 109 profissionais que participam desta edição inicial da ABT estão Marcos Goto, técnico do campeão olímpico Arthur Zanetti, da ginástica artística, Georgette Vidor, coordenadora da Confederação Brasileira de Ginástica, Mosiah Rodrigues, ex-atleta campeão pan-americano de ginástica artística, Fernando Vanzella, ex-técnico do nadador Thiago Pereira, Arilson Silva, treinador de do finalista olímpico Bruno Fratus e do medalhista mundial Felipe França, Arnaldo Oliveira, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Atlanta 96 no revezamento 4x100, entre outros.

O curso é desenvolvido através de oito módulos presenciais, outros três à distância e mais três módulos de estágio, voltados para duas áreas: Desenvolvimento Esportivo e Aperfeiçoamento Esportivo.

Cada um dos três módulos de estágio tem duração média de uma semana. O primeiro é nacional, em uma organização esportiva ou educacional do Brasil, e os dois últimos são internacionais, com treinadores de referência mundial, que virão ao Brasil passar suas experiências aos alunos da ABT.

O aluno/treinador formado pela ABT receberá o brevê que o denominará Treinador Nacional em Esporte de Alto Rendimento, na área de Desenvolvimento Esportivo, ou Aperfeiçoamento Esportivo, dentro da classificação que lhe for concebida, de acordo com os seus resultados esportivos. O curso é inteiramente financiado pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br