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26/11/2015 17h15

Sebrae divulga vencedores estaduais dos Prêmios Mulher de Negócios e MPE Brasil

Quatro pequenos negócios mineiros que investem em gestão e duas empreendedoras de sucesso vão disputar a etapa nacional das premiações

O Sebrae Minas reconheceu, na noite desta quinta-feira (26/11), as micro e pequenas empresas que adotam boas práticas em gestão e ainda mulheres que se destacaram no comando dos pequenos negócios. A cerimônia de premiação da etapa estadual dos prêmios Sebrae Mulher de Negócios e MPE Brasil  foi realizada, no auditório do Sebrae, em Belo Horizonte.

Promovido pelo Sebrae, em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com apoio da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o Prêmio MPE Brasil selecionou sete experiências inovadoras em gestão de micro e pequenas empresas.

Entre os finalistas que disputaram a premiação, quatro conseguiram as melhores pontuações e venceram em três categorias. São eles: Bella Hair Cosméticos (Conselheiro Lafaiete), na categoria Comércio; Laboratórios Bioanálise (Pirapora), na categoria Serviços de Saúde; e Excelmetro (Varginha) e Biotran (Alfenas), na categoria Serviços.

Os vencedores estaduais ganharam troféu, certificado, direito de uso do selo da premiação, receberam um relatório de avaliação com os pontos fortes da empresa e as oportunidades de melhoria, e ainda vão para Brasília, em março de 2016, disputar a etapa nacional. Se ganharem a etapa nacional participarão de uma missão técnica empresarial.

Já o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios ficou com  Vera Lúcia Rodrigues de Oliveira (Pedro Leopoldo), na categoria Pequenos Negócios e Marli Alves da Silva (Itaguara), na categoria Produtora Rural. As vencedoras da etapa estadual ganharam troféu, certificado, selo da premiação e um curso de gestão. Elas ainda vão disputar a etapa nacional e concorrerão a uma viagem internacional.

Nesta edição, 1.035 candidatas mineiras se inscreveram na premiação em Minas Gerais, 314 inscritas a mais que no último ano. O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), para reconhecer mulheres à frente de micro e pequenas empresa que transformaram sonhos em negócios de sucesso.

 

 

Vencedores estaduais do Prêmio MPE Brasil – Minas Gerais 

 

Empresa: Bella Hair Cosméticos

Cidade: Conselheiro Lafaiete

Categoria: Comércio

Pontos fortes:

- As decisões são informadas em ata e colocadas em quadros de aviso para conhecimento de todos os funcionários;

- Incentivo aos funcionários em trazer novas ideias;

- Realiza pesquisa de satisfação e possui ouvidoria buscando sempre a expectativa do cliente;

- Apoia a comunidade por meio de financiamento de projetos sociais e apoio a Entidade Sopa para Crianças Carentes e Olhos D’alma;

- Tratamento dos produtos com o prazo de validade vencido;

- Realiza ações preventivas sobre o impacto ambiental da empresa.

 

Empresa: Laboratórios Bioanálise

Cidade: Pirapora

Categoria: Serviços de Saúde

Pontos fortes:

- Aos clientes de baixa renda é disponibilizado um atendimento com valores de tabela diferenciada e em certos casos a custo zero;

- Possui plano de gerenciamento de resíduos sólidos infectante;

- A empresa realiza campanhas educativas junto aos clientes e apoia atividades de empresas do terceiro setor;

- Realiza pesquisa de satisfação e registro de reclamação de clientes;

- Faz qualificação e avaliação dos fornecedores;

- As inovações são compartilhadas por meio de treinamentos, reuniões e POPs;

- São feitas reuniões mensais onde é aberto espaço para participação dos colaboradores com ideias e opiniões para melhoria dos serviços e inovação de processos.

 

Empresa Excelmetro

Cidade: Varginha

Categoria: Serviços

Pontos fortes:

- Utiliza software desenvolvido internamente (ExcelSig), personalizando as atividades da empresa, com plano de contas de todas as movimentações financeiras, incluindo análise de custos fixos, variáveis, ponto de equilíbrio, faturamento bruto por tipo de serviço e venda de produtos;

- Anualmente são realizadas reuniões, onde são analisados diversos indicadores do período anterior (12 meses), incluindo pesquisas de preços (concorrentes), pesquisa de satisfação e reclamações de clientes, auditorias internas e externas, ações corretivas e preventivas, treinamentos, relatórios gerenciais, gráficos de acompanhamentos de serviços, adequação de políticas e procedimentos;

- Adota ações para redução do consumo de energia;

- Desenvolve plano de cargos e salários para os colaboradores;

- Realiza ações planejadas com os clientes, criando um serviço personalizado;

- Criação do Centro de Prospecção, com o objetivo de pesquisar e encontrar potenciais clientes. O resultado foi a redução dos custos com viagens sem planejamento e a inclusão de 126 novos clientes no cadastro.

 

Empresa Biotran

Cidade: Alfenas

Categoria: Serviços.

Pontos fortes:

- As metas de desempenho são analisadas e discutidas mensalmente com os colaboradores;

- As metas são estabelecidas de acordo com a situação do mercado, condições operacionais e perspectivas futuras de novos negócios;

- Os clientes são agrupados de acordo com o tipo de serviço adquirido;

- As reclamações recebidas formalmente nos formulários de avaliação dos cursos são tratadas de forma individual por telefone ou e-mail;

- Ao final de cada treinamento os clientes recebem um formulário e são convidados a opinar sobre o serviço prestado;

- Todos os procedimentos relacionados a estudos com animais são aprovados por um comitê de ética (Ceva) cadastrado no Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI);

- Realiza coleta de resíduos laboratoriais;

- Criou um programa de economia de papel;

- Possui um programa de melhoramento genético voltado a pequenos produtores de leite da região, visando melhoria da produtividade, renda e qualidade de vida;

 

 

 

Vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios – Minas Gerais

 

Empresária: Vera Lúcia Rodrigues de Oliveira

Empresa Coiffure Vera De Oliveira

Cidade: Pedro Leopoldo

Vera Lúcia Rodrigues de Oliveira nasceu em Lapinha, distrito de Lagoa Santa. Filha de empregada doméstica e de dono de parque de diversões, Vera começou a trabalhar com oito anos de idade. Estudava de manhã e a tarde dividia seu tempo cuidando dos filhos da madrinha e colhendo maxixe, abóbora, mandioca e goiaba, além de fazer doce de coco para seu irmão vender na gruta da Lapinha, um dos pontos turísticos da região.  

Aos 15 anos, mudou para a cidade de Pedro Leopoldo, onde trabalhou como babá e caixa de supermercado e nos horários livres vendia roupa. Com a economia que fez, ela investiu em um salão de beleza em sociedade com seu irmão. Porém, no final do mês as contas não fechavam e percebeu que precisava buscar diferencial para seu negócio.

Foi assim que a empreendedora investiu na melhoria do atendimento e na qualidade e diversificação dos serviços e produtos.  “Fiz vários cursos para aprender penteados modernos, cortes diferenciados, tudo para chamar mais atenção que os outros salões”, explica Vera.

Depois de cinco anos, Vera resolveu desfazer a sociedade com o irão e abrir seu próprio salão, em um espaço de 3x3 m². “Alguns chamavam de teimosa e até de louca, mas a necessidade de aprender me estimulava a buscar cada vez mais especializações. Foi assim que fiz meu primeiro curso internacional, na Argentina, depois fui para França, Itália, Inglaterra, Alemanha, Holanda e Espanha”, diz.

Já casada e com três filhos, Vera construiu um salão no centro de Pedro Leopoldo. Foi assim que deu início ao espaço Vera de Oliveira Coiffure. Atualmente, ela emprega 40 funcionários em um espaço de 800 m² que inclui salas de cabeleireiros, manicures, pedicure, lavatório, massagista, esmaltaria, consultórios, studio e quarto da noiva, banheiros, cantina, bar/lanchonete.

Implantou na empresa o sistema Avanti , que controla os indicadores de faturamento, pagamentos, recebimentos, caixa, reuniões, atas, padrões, controle de estoque e informações financeiras.

Com mais de 13 mil clientes cadastrados e uma média de 3 mil atendimentos  por mês,  a empreendedora detém 17 % do mercado de salão de beleza na cidade.

A empreendedora pretende abrir outras duas unidades, aumentando sua participação no mercado para 32%  em 2016, 45% em  2017 e 73% em 2018. “Apesar de todas as dificuldades que passei para chegar até aqui, continuo com pensamento empreendedor, trabalhando em média 12 horas por dia buscando sempre inovação na área da beleza e”, afirma Vera.

 

 

Empresária: Marli Alves da Silva

Empresa Capril Santa Cecília

Cidade: Itaguara

 

Enfermeira do trabalho em uma mineradora em Itatiaiuçu, Marli resolveu conciliar a atividade com a administração da fazenda dos pais, que na época, enfrentava alguns problemas de gerenciamento. Junto com o irmão e o pai abriu uma queijaria

Antes de investir na produção, a empreendedora procurou a Emater para conhecer o mercado e saber sobre recursos para investir no negócio. No início, montaram a estrutura, compraram o maquinário e cinco vacas. O próximo passo foi a produção. “Não sabíamos como produzir queijos e doces profissionalmente. Procuramos o Senar e fizemos o curso de produção de derivados de leite e de boas práticas para fabricação”, conta a empreendedora.

Com o aprimoramento do produto, as vendas foram aumentando e o leite se tornou pouco para produção. “Tínhamos que comprar leite de outros produtores para atender a demanda. Além disso, meu irmão comprou as primeiras cabras e começamos a produzir os derivados com este leite”, diz.

No começo, houve uma rejeição do mercado em relação ao leite de cabra. Outro problema veio em 2009, quando não conseguiu cadastrar a queijaria no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), devido o terreno ser muito acidentado. “Isso dificultava à aprovação do projeto, devido à dificuldade de acesso a queijaria para entrada de matéria-prima e escoamento de produção”, afirma.

Para expandir o negócio Marli precisava sair da clandestinidade. Foi ai que decidiu vender a propriedade e comprar outra em Itaguara, um local que atendia as especificações exigidas para a aprovação do projeto. Assim, nasceu a Capril Santa Cecília, um laticínio e um empório para vendas dos produtos da própria fazenda.

Já cadastrada no IMA, a Capril pôde participar da licitação para fornecer o leite e o iogurte para merenda escolar. Com a legalização da agroindústria familiar, as vendas aumentaram. “Hoje participo do Projeto Origem Minas, do Sebrae Minas, de feiras itinerantes, e além disso, vendo para sacolões, mercearias, padarias e restaurantes”, explica.

Com 10 anos de mercado, a Capril possui portfólio diversificado de produtos derivados do leite de cabra e vaca, doces de frutas, cosméticos de leite de cabra dentre outros. “Fico feliz e orgulhosa por termos vencido tantas barreiras para chegarmos ao patamar que estamos hoje”, justifica a empreendedora.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

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