16:29hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
02/07/2015 11h15

Sete cidades do CTCSM integram a programação do FICA 2015

Festival foi expandido para 15 dias justamente para potencializar o impacto turístico já detectado em anos anteriores

O Festival Integrado de Cultura e Arte (FICA) chega em sua quinta edição fortalecido com a distribuição de apresentações em toda a região. Sete municípios associados ao Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas (CTCSM) estão incluídos na programação de atrações, sendo eles: Brazópolis, Cristina, Delfim Moreira, Itajubá, Pedralva, Piranguçu e Piranguinho. Soma-se a elas Gonçalves e Maria da Fé.

Um dos produtores do evento, e professor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Paulo Nunes, comenta que a participação de várias cidades confirma o princípio de descentralização e democratização defendido pelo projeto desde sua primeira edição, em 2011. “Sem dúvida, esta nova rede faz com que o festival se torne mais forte, tendo em vista o grau de confiabilidade e infiltração que as oito prefeituras parceiras e demais apoiadores tem em seus espaços de atuação”.

A participação das cidades do CTCSM se confirmou no mês de maio, depois da organização do FICA comparecer a reuniões e firmar parcerias com a Prefeituras. Para o presidente do Circuito, Ricardo Bustamante, a participação no Festival Integrado de Cultura e Arte é mais um elemento de ação dentro da proposta de trabalhar pelo desenvolvimento turístico da região. “Já podemos oferecer aos turistas dessas cidades o FICA como atração no passeio pela região. Como já existe há cinco anos, ele entra para nossos calendários oficiais de eventos”, resumiu Ricardo, que também responde pelo Departamento de Turismo da cidade de Pedralva.

O produtor Paulo Nunes explica que o festival foi expandido para 15 dias justamente para potencializar o impacto turístico já detectado em anos anteriores. Ele cita um trabalho de conclusão de curso sob o título ‘Turismo Cultural: os impactos do FICA para o turismo de Itajubá”, defendido no final de 2014, na Fundação Roge, em Delfim Moreira. “Acreditamos que o festival contempla uma série de interesses que fazem com que o público se desloque até os eventos, vindos da região, das capitais e inclusive de outras partes do país”.

As atrações

Como a programação será fechada após a seleção das inscrições, a coordenação informa que convidará artistas a partir de três critérios principais: viabilidade de produção, financiamento e diálogo com a proposta curatorial.Serão escolhidas propostas e work in process de artistas e coletivos que trabalhem com o improviso; com a temática da ficção, da fantasmagoria e dos delírios do fim...”, explica Paulo, que acrescentou ainda a exibição de espetáculos livres, intervenções públicas, do cortejo, mostra de literatura e documentários etnográficos. “Além disso, este ano serão convidados artistas residentes que atuarão em com projetos de imersão na natureza, circo, bioconstrução, arte urbana e outros temas”.

Na edição de 2014, s espetáculos ‘Ao Cair do Céu, em Delfim Moreira’ e o ‘Show da Percha’, na Mostra Cultural de Pedralva, foram inéditos nos municípios e deixaram lidas recordações, mobilizando milhares de pessoas das comunidades, tendo como protagonistas os jovens. “São resultados que fazem desde projeto um belo exemplo de transformação social”, analisou Paulo Nunes

O tema de 2015

Para este ano a equipe organizadora apresenta o tema ‘O Fim do Mundo?’, que nas palavras da diretora artístico do FICA 2015, Jaya Batista, no site oficial do evento, “irá propor uma experimentação sobre o nosso modo de habitar e perceber o mundo. Ao buscarmos na estética relacional uma possibilidade do público participar do processo criativo, queremos reinventar trajetórias a partir de novos sentidos inseridos nesta experiência”.

 

Mais informações - Site do evento:www.ficaoficial.com.br


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br