O comportamento empreendedor não é uma característica nata, de pessoas que possuam algum talento especial. Todo indivíduo possui pontos fortes e outros que precisam ser aprimorados e melhor trabalhados. Para estimular os empreendedores na busca de autoconhecimento e aprimoramento constantes, o Sebrae Minas promove, em São Lourenço, de 29 de maio a 03 de junho, o seminário Empretec, uma metodologia de ensino inovadora desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de estimular o comportamento empreendedor.
De acordo com a analista do Sebrae Minas em São Lourenço, Ticiana Tranqueira Malta Lopes, a capacidade de empreender também pode ser construída. “Isso é possível por meio do desenvolvimento e estímulo de atitudes consideradas essenciais para o sucesso nos negócios, tais como: identificação de oportunidades, iniciativa, persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, disposição para correr riscos calculados, estabelecimento de metas, busca de informações, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e formação de rede de contatos, independência e autoconfiança”, afirma.
O Empretec consiste numa capacitação intensiva, realizada em seis dias de imersão. Ministrado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, com duração de 60 horas, o programa abrange atividades desafiadoras que simulam o dia a dia de um gestor de empresas. O Empretec foi criado no final da década de 1980 e, hoje, está presente em mais de 30 países. No Brasil, são mais de 200 mil empreendedores formados. De acordo com pesquisas, 96,2% deles conseguem aplicar na prática os conhecimentos adquiridos, e 53,8% perceberam aumento da sua renda individual.
A microempresária de Lambari, Eliane Mota Prince Ribeiro, reforça essa estatística. Proprietária de lojas dos ramos de cama e mesa, joias e óculos, ela participou do Empretec em 2015 e com o seminário adquiriu uma visão diferente do negócio. “Ampliei minha compreensão sobre a gestão do negócio, com foco maior em questões que antes eu não dominava como, por exemplo, recursos humanos”, diz. E mesmo após dois anos de seminário, os conhecimentos adquiridos continuam sendo aplicados. Em até dois meses, a empresária lançará ao mercado o e-commerce, uma nova modalidade de suas lojas. “Com o Empretec,desenvolvi uma visão muito maior do meu negócio e percebi que, apesar de estar em uma cidade pequena do interior de Minas Gerais, posso vender meus produtos para qualquer cidade do país”, conclui.