Foto: Zélia Quadros
Os turistas que visitam Caxambu têm agora uma nova opção de lazer. O teleférico foi reinaugurado recentemente. A atração existe na cidade há 29 anos e estava parada desde 2014, quando o antigo proprietário deixou de investir no aparelho.
A reativação ocorreu através de uma iniciativa privada da empresária Zélia Quadros, junto com a prefeitura. Segundo a proprietária, foram investidos mais de 800 mil reais para a troca de cabos e outras melhorias. “A reinauguração está sendo um sucesso. Tudo por aqui estava em ruínas, abandonado literalmente. Agora está tudo bem limpo e organizado”, diz a empresária.
A administração municipal tem direito a 30% do lucro líquido arrecadado. O secretário de turismo, Amaro Gadbem, está empolgado com a volta do recurso para o município. “Apoiamos a iniciativa e estamos otimistas. O teleférico é uma das atrações mais importantes da cidade. Estamos contentes com o investimento feito”, reforça ele.
O percurso
O trajeto dura aproximadamente 7 minutos e meio, ida e volta, e passa por cima do Parque Municipal de Caxambu. O teleférico tem 80 lugares e percorre 908 metros. A taxa de uso é de 20 reais. Não há restrição de idade para a utilização do aparelho.
Além da visão panorâmica da cidade e do Parque das Águas, é possível avistar ainda o Balneário de Hidroterapia. O usuário poderá conferir também um restaurante, que fica no topo do teleférico. “Estamos servindo refeições e um delicioso café. Temos também uma loja de artesanato”, completa Zélia Quadros.
Com aproximadamente mil e noventa metros de altitude e a 186 metros acima do Parque das Águas, o morro de Caxambu proporciona uma deslumbrante vista da cidade e arredores, como a vizinha Baependi.