04:49hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
05/10/2022 10h23

Tiro de Guerra de São Lourenço em treinamento no Batalhão do Exército

4º Batalhão de Engenharia de Combate em apoio ao Tiro de Guerra 04-024 disponibiliza sua estrutura para formação da turma de Atiradores do ano de 2022

Tiro de Guerra 04-024 de São Lourenço, nos dias 23 a 25 de setembro, participou de um Exercício de Curta Duração (ECD) realizado no 4º Batalhão de Engenharia de Combate (4º BE Cmb) situado na cidade de Itajubá-MG. Ainda na preparação que antecedeu o exercício, os Atiradores passaram por instruções de apronto operacional (preparação de material individual e coletivo), embarque, desembarque e deslocamentos em viaturas operacionais, regras de segurança e pela Instrução Preparatória para o Tiro (IPT).
O transporte dos Atiradores e do material foi realizado por quatro Viaturas Operacionais do 4º BE Cmb em dois comboios distintos. Ao chegarem no quartel em Itajubá, os Atiradores receberam o material de campanha adequado para atividades em campo e se instalaram em um acampamento militar onde tiveram uma ambientação sobre as atividades. A noite relembraram os fundamentos do tiro (posições de tiro, pontaria, controle da respiração e acionamento do gatilho).


No sábado, 24, a alvorada as 05h seguida pelo café da manhã e deslocamentos até o local das instruções de Camuflagem e Construção de Abrigos ministradas durante toda a manhã. No período da tarde, a atividade foi o tão esperado tiro real realizado no estande de tiro do 4º BE Cmb que durou até o último raio de sol quando iniciou o tiro noturno que se estendeu até às 23h.
No último dia, atividades de desmobilização do acampamento, devolução de material e formatura de despedida e agradecimentos ao Coronel Cabral e Subtenente De Sales, Comandante e Adjunto de Comando do 4º BE Cmb. Logo após o almoço, a tropa embarcou nas viaturas e iniciou o deslocamento com retorno a São Lourenço.


Recebidos no Tiro de Guerra pelos seus familiares que puderam presenciar o desembarque e a “Continência ao Terreno”, realizada pela tropa toda vez que esta retorna à sua sede após se afastar para Operações. “Jovens que experimentaram o sentimento de dever cumprido diante das dificuldades e do desconforto, transbordavam rouca vibração ao verem seus familiares orgulhosos de seus feitos”.
De acordo com o sargento Alcântara, chefe de instrução do Tiro de Guerra, a atividade conjunta com Tiro de Guerra 04-040 de Santa Rita do Sapucaí-MG e apoiada pelo 4º Batalhão de Engenharia de Combate, proporcionou aos Atiradores em formação a oportunidade de se capacitarem dentro de Organização Militar Operacional do Exército Brasileiro contando com a mesma estrutura de pessoal, material e instalações utilizadas na formação de soldados, cabos, sargentos e oficias da reserva do Exército Brasileiro.
“A atividade inédita para o TG surgiu com a intenção de complementar a formação do Atirador e exercitar os valores e princípios comuns a todos os Militares: Patriotismo, Civismo, Fé na missão do Exército, Amor à profissão, Espírito de Corpo, Aprimoramento técnico-profissional e Coragem, valores que sustentam e dão coesão à Força Terrestre que se faz presente no município de São Lourenço através do Tiro de Guerra 04-024”, concluiu Sgt Alcântara.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br